Lojas de música (era Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM)

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com

Boa tarde,

On Friday 06 April 2007 10:13, Gonçalo Valverde wrote:

> O mais curioso é que no meio desta discussão toda a maior parte dos
> intervenientes parecem esquecer de facto a Magnatune e outras lojas.
> Os tipos já existem desde 2003 e além disso teem uma atitude muito
> mais justa para com os artistas que a propria Apple.

Apesar de gostar do modelo da Magnatune (entre outros modelos: conhecem por
exemplo o www.sellaband.com ? ), não te esqueças que a Apple é uma loja
online, e a Magnatune uma indie label.

> Porque na realidade
> aos músicos interessa que as suas músicas sejam conhecidas pelo maior
> número de pessoas, já que a sua verdadeira fonte de receitas são os
> concertos ao vivo e não a venda de CD's onde os verdadeiros
> beneficiados são as labels (e as lojas, sejam elas online como a ITMS
> ou offline).

Por favor, não mistures a questão dos downloads com a dos concertos. Se é
verdade que "aos músicos interessa que as suas músicas sejam conhecidas pelo
maior número de pessoas" isso não tem a haver com o "a sua verdadeira fonte
de receitas são os concertos ao vivo e não a venda de CD's", até porque isso
é só verdade, ao contrário do que se julga, para menos de metade dos artistas
que lançam albums. Mas essa afirmação é, de qualquer forma, desnecessária:
aos músicos interessa que as suas músicas sejam conhecidas, também porque só
assim elas vendem.
--
Marcos Marado
Sonaecom IT