Re: Lojas de música (era Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM)

Gonçalo Valverde goncalo.valverde gmail.com

On 4/4/07, João Miguel Neves <joao  silvaneves.org> wrote:
> Eu gosto da Magnatune: tu escolhes o preço, o músico recebe 50%,
> escolhes o formato e ainda levas uma licença de distribuição não
> comercial com a música (é legal passar aos amigos).

O mais curioso é que no meio desta discussão toda a maior parte dos
intervenientes parecem esquecer de facto a Magnatune e outras lojas.
Os tipos já existem desde 2003 e além disso teem uma atitude muito
mais justa para com os artistas que a propria Apple.
E ainda mais relevante é que na questão do DRM muitos artistas teem-se
vindo a pronunciar contra o mesmo e inclusivé contra os processos que
as RIAA e amigos teem colocado aos utilizadores que descarregam
músical "ilegal" via emule/bittorrent e amigos. Porque na realidade
aos músicos interessa que as suas músicas sejam conhecidas pelo maior
número de pessoas, já que a sua verdadeira fonte de receitas são os
concertos ao vivo e não a venda de CD's onde os verdadeiros
beneficiados são as labels (e as lojas, sejam elas online como a ITMS
ou offline).
O DRM é apenas uma forma de replicar artificialmente para o digital um
modelo de negócios baseado na escassez que faz sentido no mundo
fisico. Se eu tenho um CD outra pessoa não o pode ouvir e tem custos
reais replicar o mesmo.. no entanto os custos de replicar um ficheiro
digital são negligiveis. Claro que o custo da produção da música e da
sua promoção existem, mas ai trata-se de criar um modelo de negócios
diferente do que existe actualmente. Pessoalmente pago muito mais
facilmente pela possibilidade de ouvir qualquer musica em qualquer
sitio, do que para ouvir uma música de vez em quando..Mesmo que seja
num sistema de micropagamentos que me permita ouvir x vezes uma música
(como alguns modelos de negócio relacionados com o DRM advogam).

Quanto à Apple, não tenhamos ilusões... é um negócio e se este
backflip do Steve Jobs parece ser positivo é apenas porque lhes
convem. Não é por ele ser intrinsecamente anti-DRM, é apenas porque ou
está a ver uma forma de aumentar o lucro, ou quer evitar problemas no
futuro. Não estou a dizer isto por uma postura anti-Apple, pois o que
disse aplica-se a qualquer empresa, mesmo aquelas que dizem abraçarem
o Software Livre.. O que interessa a uma empresa são os lucros e a sua
forma de os maximizar. Seja ela a Apple, a Sun, a RedHat, a Microsoft
ou outra.. portanto, a forma de obrigar as empresas a seguirem num
determinado caminho é demonstrar que o mesmo lhes é mais vantajoso e
lhes permite aumentar os seus lucros, nunca por questões ideológicas.
Se este é o mundo em que eu gosto de viver ou não, isso fica para
outra discussão e para outro local :).