[ANSOL-geral] Concurso de professores - Oportunidade para o softwarelivre ?

Sérgio Ferreira sergio moredata.pt
Quinta-Feira, 23 de Setembro de 2004 - 12:54:34 WEST

No site diz :

"ANSOL é a "Associação Nacional para o Software Livre". É uma associação
portuguesa sem fins lucrativos que tem como fim a divulgação, promoção,
desenvolvimento, investigação e estudo da Informática Livre e das suas
repercussões sociais, políticas, filosóficas, culturais, técnicas e
científicas."

Nesta questão temos claramente uma repercussão social grave
aparentemente provocada um software (esta é a mensagem que tem passado
na comunicação social) que não está a ser desenvolvido de forma livre
(independentemente de ser ou não desenvolvido por uma empresa).

É bom que fique claro que o nosso objectivo deve ser apenas a defesa dos
nossos pontos de vista acerca do software livre.
Somos uma associação com valores claramente positivos (partilha,
abertura, liberdade, transparência) e nunca negativas
(humilhação,encerramento, segredo),  e é importante reafirmar esta postura.

Assim, penso que é uma boa oportunidade para a ANSOL defender a sua
posição de que sendo o software livre, todo o processo seria mais claro.

Baseando-me nas definições de software livre a GNU
(http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html) é fácil de argumentar
relativamente a esta transparência:
   - Se fosse livre, qualquer cidadão (ou grupo de cidadãos) poderia
estudar o software e perceber até que ponto o problema é da forma como
está construido, da qualidade dos dados ou apenas de ineficácia politica.
   - Se fosse livre, poderiam redistribuidas cópias para outros países
ou problemas similares, ganhando toda a humanidade.
   - Se fosse livre, existiria a possibilidade de melhoria do programa,
libertando as melhorias para o público benificiando toda a comunidade.

Após esta reflexão, e, embora tenha sido eu a dar a ideia original de
desenvolver uma versão livre, acho agora que a ANSOL deveria defender o
ponto de vista de que nestes casos (com ou sem falhas) é de manifesto
interesse público o software SER LIVRE.

Uma sugestão poderia ser a libertação do software de cálculo do ME em
licenciamento livre, a bem do País.

Eu acho que este caso é mais mediático, sendo apenas a ponta do iceberg.
De seguida iremos ter as mesmas questões com os programas de voto
electrónico, de cálculo de impostos, etc.

Um abraço
Sérgio