[ANSOL-geral] Concurso de professores - Oportunidade para o softwarelivre ?

Rui Miguel Seabra rms 1407.org
Quinta-Feira, 23 de Setembro de 2004 - 14:12:05 WEST

On Thu, 2004-09-23 at 12:54 +0100, Sérgio Ferreira wrote:
> Nesta questão temos claramente uma repercussão social grave
> aparentemente provocada um software (esta é a mensagem que tem passado
> na comunicação social) que não está a ser desenvolvido de forma livre
> (independentemente de ser ou não desenvolvido por uma empresa).

Essa é a versão do Estado. A COMPTA nega-a.
Não querendo lançar juízo sobre ninguém....

> É bom que fique claro que o nosso objectivo deve ser apenas a defesa dos
> nossos pontos de vista acerca do software livre.
> Somos uma associação com valores claramente positivos (partilha,
> abertura, liberdade, transparência) e nunca negativas
> (humilhação,encerramento, segredo),  e é importante reafirmar esta postura.
>
> Assim, penso que é uma boa oportunidade para a ANSOL defender a sua
> posição de que sendo o software livre, todo o processo seria mais claro.

Exactamente!

> Após esta reflexão, e, embora tenha sido eu a dar a ideia original de
> desenvolver uma versão livre, acho agora que a ANSOL deveria defender o
> ponto de vista de que nestes casos (com ou sem falhas) é de manifesto
> interesse público o software SER LIVRE.

Há vários motivos para o Estado utilizar Software Livre:

http://www.ansol.org/politica/administracao-publica.pt.html

> Uma sugestão poderia ser a libertação do software de cálculo do ME em
> licenciamento livre, a bem do País.

Isso pode ser problemático dependendo do contrato...

> Eu acho que este caso é mais mediático, sendo apenas a ponta do iceberg.
> De seguida iremos ter as mesmas questões com os programas de voto
> electrónico, de cálculo de impostos, etc.

De seguida? Não reparaste nas últimas eleições (as Europeias) que até
veio o Durão Barroso falar que eram soluções seguras antes de qualquer
estudo dos "encomendados" pelo estado ter chegado a conclusões? :)

Abraços, Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

Please AVOID sending me WORD, EXCEL or POWERPOINT attachments.