[ANSOL-geral]Fw: Portugal

Ricardo Oliveira rmo-ansol arroba eurotux.com
Fri Nov 8 08:43:01 2002

On Thu, 2002-11-07 at 19:08, Rui Miguel Seabra wrote:

> Eu diria que estão tão conscientes das vantagens que só lhe aplicam
> patches para "estragar" o que o técnicamente competente DJB fez.

... ou não. A coisa sem patches também funciona bastante bem, sabias?

[1] É incrível como se continua a insistir em ampliar os (supostos)
problemas que algum software não-livre tem para que as opções livres
prevaleçam.

> Se fosse livre, provavelmente não existiria um infernal processo de
> integração de patches, que dá trabalho gerir, mas provavelmente um
> qmail++ onde esses patches seriam opções de compilação, e poderia=
m até
> ter o apoio do Dan.

 Se a minha avó tivesse rodas, era um autocarro.

> E depois, quando surge um bug... o problema é de onde?
> Do patch evidentemente.. toca a mudar para o update, será que não vai
> estragar nada? Argh... enfim.

 Ora bem, porque do software (pelos vistos, nestes últimos 6? anos) não
tem sido...

> Mas o Dan é socialmente bronco e a modos que parece estar pouco
> preocupado em evoluir [sim também o qmail], mas disso já todos sabemo=
> (theo de raat vs djb por exemplo).

[1]

> Felizmente existem alternativas livres ao qmail. Viáveis, e tão
> desenhadas para segurança e tão paranoicas.

 Felizmente existem alternativas para quase tudo (hopefully, someday,
para tudo) que não é livre. infelizmente, nem todas as alternativas
livres são melhores (em todos os aspectos, isto é, em absoluto) que as
não-livres. Lá chegaremos, espero. Entretanto, este bater desalmadamente
em tudo o que não é livre fica-nos mal... principalmente porque nos faz
parecer ter palas nos olhos - o que, convenhamos, não é o que o mundo
civilizado precisa.

Ricardo Oliveira

PS: Uma sugestão, para não ser tudo discussão: o que achariam de incluir
um reply-to: ansol-geral arroba listas.ansol.org em todos os emails que
passarem por aqui? É só uma ideia...