[ANSOL-geral]Problema com o xhtml

rleite@nocturno.org rleite arroba nocturno.org
Wed, 20 Mar 2002 23:37:09 +0000

--ZPt4rx8FFjLCG7dd

On Wed, Mar 20, 2002 at 05:08:06PM +0000, Andr=E9 Esteves wrote:
> [...]
> no descarregar do dtp assinalado nas templates, a solu=E7=E3o que encontr=
i foi=20
> copiar a ultima versao disponivel no site da w3c e coloca-l disponivel na=
=20
> minha m=E1quina, s=F3 que isso inviabiliza o processamento do xhtml no=20
> servidor... O que eu estou a fazer de mal? H=E1 uma solu=E7=E3o =F3bvia q=
ue =E9=20
> trabalhar como dtd local e depois alterar a entrada de defini=E7=E3o no=
=20
> documento, mas isto n=E3o me parece can=F3nico..

Ol=E1! Podes tentar fazer o seguinte. Nos ficheiros do CVS o DTD a usar
est=E1 indicado via URL uma vez que o produto final est=E1 a ser visto na
web e o DTD pode ser transferido por quem o est=E1 a ver. Acho que n=E3o=20
estou a dizer nada de (muito) errado.

Mas se quiseres especificar uma localiza=E7=E3o para um DTD quando est=E1s=
=20
impossibilitado de o ir buscar via web (off-line portanto) acho que podes
usar o SYSTEM (...). Ent=E3o o que est=E1 assim:

<!DOCTYPE html
	PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN"
        "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

Passaria a ser assim:

<!DOCTYPE html
	PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN"
        "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"
	SYSTEM "/directorias.../dtd-a-usar.dtd">

Claro que isto coloca um problema: quando fizeres o upload para o servidor a
directoria especificada para o teu sistema n=E3o =E9 v=E1lida l=E1.
Al=E9m disso o produto final fica l=E1 com essa especifica=E7=E3o.

Pode ainda dar-se o caso de ao acrescentar isto depois o processador usar o
SYSTEM e ignorar o PUBLIC. Mas acho que o PUBLIC =E9 o que se usa por omiss=
=E3o.
Ter=E1s que perguntar ao Jaime ou ao Jo=E3o Neves que s=E3o quem mais est=
=E1 por dentro
disto.=20

Cumprimentos,
Rui Leite