[ANSOL-geral]Re: O que a ANSOL defende

Luciano Miguel Ferreira Rocha strange arroba nsk.yi.org
Thu, 17 Jan 2002 11:33:43 +0000

On Thu, Jan 17, 2002 at 10:58:35AM +0000, Rui Miguel Seabra wrote:
> On Thu, 2002-01-17 at 02:20, João Mário Miranda wrote:
> 2) lancar software proprietario para fora, para alem de nao ser livre, =
> desrespeito ao consumidor: afinal na comida as empresas sao obrigadas a
> colocar os ingredientes, por exemplo.
Mas não são obrigados a darem-te a receita pormenorizada (a proporção dos
ingredientes, tempo de cozedura, RPMs da batedeira, etc.). Uma empresa normal
não te dá nem é obrigada a dar-te as informações necessárias para refazeres
os seus produtos, e no caso do software, para algumas empresas o seu produto
é um programa que faz X ou Y ou X+Y, e não o código fonte de um programa
que faz X ou Y ou X+Y, nem um programa que te permita facilmente mudar a sua
estrutura interna.

> 3) e objectivo da ANSOL fazer pressao para que nao surjam leis que
> impecam o software livre, e para que surjam leis que apoiem o Software
> Livre.
Concordo

>    Fazer a leitura de que queremos fazer pressao para ilegalizar as
> licenças proprietárias, e algo que so pode surgir dos desejos intim=
os e
> reprimidos de quem exprime essa ideia.
Se a exprime não a reprime. :) Mas intimamente não tenho o desejo de
ilegalizar licenças proprietárias como tenho o desejo de que ninguém produza
software propietário.

> Joao, a ANSOL nao tem desejo de lutar pela negativa. A historia ditara
> quem tem razao. Queremos e impedir que outros lutem pela negativa, e
> gostariamos de ver medidas governamentais para nos proteger.
Medidas governamentais já existem, o problema actual é a possível ilegalidade
da GPL em Portugal e de algumas directivas comunitárias que vão contra essas
medidas legais.

Cumps
Luciano Rocha

--
Luciano Rocha, strange arroba nsk.yi.org

The trouble with computers is that they do what you tell them, not what
you want.
                -- D. Cohen