[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

João Mário Miranda jmiranda arroba explicacoes.com
Wed, 16 Jan 2002 19:52:33 +0000

João Miguel Neves wrote:
> =

> disseste que a ANSOL tinha 2
> posicionamentos possíveis:
> =

> - um grupo de "geeks" que defendem ideias utopicas de liberdade
> (Stallman like)
> - um grupo de pessoas que compreendem os beneficios do software livre e=

> que pretendem promover o seu uso de uma forma complementar ao uso de
> software comercial para o bem da industria IT em Portugal

[...]

> Qualquer uma das visões é possível. Longe de mim tentar obrigar u=
ma
> pessoa a pensar de outra maneira. Mas penso que, à imagem do Jaime, a=

> maior parte das pessoas revê-se mais na primeira hipótese do que na=

> segunda. Claro que posso estar enganado :).

Acho que o que é importante as pessoas perceberem aqui é que há um
conflito entre os subscritores da lista. Eu não ficaria surpreendido
se daqui a algum tempo a maior parte das pessoas da lista se reveja
na primeira hipótese porque já ficou claro que foi para isso que a
ANSOL foi criada. As pessoas que não têm uma posição tão radical
acabarão por desistir de participar.

Se a ANSOL defenda a proibição das licenças proprietárias, então não
defende ideias utópicas de liberdade. Defende ideias utópicas, mas
não defende a Liberdade, defende antes a coação dos autores de
software ao limitar-lhes a escolha das licenças do software que
escrevem. E isso é completamente contrário à ideia de Liberdade. Se
for assim, a ANSOL não defende os mesmos principios que eu defendo.

--
joão
http://www.nonio.com