[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

Rui Miguel Seabra rms arroba multicert.com
16 Jan 2002 13:56:26 +0000

--=-fr8x6/birH5aMfL6optM

Viva,

estive para fazer isto, iniciei uns esbocos mas achei que nao estava a
conseguir fazer nada de jeito. Gostei da carta do Joao Neves e de
algumas das alteracoes do Nuno. Acrescento as minhas:

On Wed, 2002-01-16 at 12:54, Nuno Faria wrote:
> Exmo. Senhor Presidente da Associa=E7=E3o Portuguesa de Software (ASSOFT)
>=20
> (Se soubermos o titulo do Senhor Manuel Cerqueira -- Dr, Eng, Prof, etc..=
. podemos acrescentar a linha seguinte)
> [...]
ional
> do Software Livre (ANSOL), os mais sinceros votos de parab=E9ns e de
> continua=E7=E3o de sucesso na defesa dos direitos dos autores de software
> em geral.
> =20
> A ANSOL =E9 uma associa=E7=E3o constitu=EDda, entre outros, por empres=E1=
rios,
> profissionais liberais, docentes, investigadores e alunos
> universit=E1rios. A defesa dos direitos de autor de software =E9 um dos
> objectivos principais desta associa=E7=E3o.

Ate aqui tudo bem.
A primeira das frases abaixo vai contra os nossos principios!

> N=F3s acreditamos que cada autor (individual, empresarial ou
> associativo) deve ser livre para definir todas as restri=E7=F5es e
> liberdades que se aplicam ao seu produto.
> No nosso caso, promovemos a
> aplica=E7=E3o e defesa de licen=E7as do tipo software livre.

Sugiro que se mude para:

Nos acreditamos que o software deve respeitar as liberdades a que todos
temos direito, e por isso promovemos a aplica=E7=E3o e defesa de licen=E7as=
 do
tipo software livre.

> Gostar=EDamos de salientar o respeito que temos pela vossa experi=EAncia =
em
> lidar com este tipo de problemas e muito valorizar=EDamos toda a
> colabora=E7=E3o que possamos vir a estabelecer com a ASSOFT.

O mesmo para o que vem aqui:

> Da nossa
> parte, colocamo-nos desde j=E1 =E0 Vossa disposi=E7=E3o para esclarecer e
> desenvolver estrat=E9gias que visem promover o respeito pela propriedade
> intelectual, concretamente, pelo respeito e promo=E7=E3o de software
> licenciado como livre.

Aaaargh... la vem esse chavao do PI... nao... isto deveria passar para:

Da nossa parte, colocamo-nos desde j=E1 =E0 Vossa disposi=E7=E3o para escla=
recer
e desenvolver estrat=E9gias que visem promover o respeito e promo=E7=E3o de
software licenciado como livre.

> Para tal, sugerimos a realiza=E7=E3o de uma reuni=E3o de trabalho entre
> representantes de ambas as associa=E7=F5es em data e local a combinar.
> Colocamo-nos igualmente ao Vosso dispor para qualquer esclarecimento,
> atrav=E9s que qualquer meio de comunica=E7=E3o que considere pertinente.
> [...]

Nuno, perdoa os detalhes, mas nos promovemos software livre e nao o
software nao livre. Assim, ha certas coisas que e melhor omitir (para
apresentar um texto polido e politico de apresentacao a ASSOFT) do que=20
arriscarmo-nos a introduzir elementos alienigenas aos nossos principios
(PI, ser livre para definir todas as restri=E7=F5es -- provavelmente
referias-te a restricao a elementos que impecam a liberdade, mas pode
ser interpretado facilmente como uma aceitacao do poder sobre os outros
que trazem as licencas nao livres).

Abracos, rms

| but it is very important that you do it -- Ghandi
+ So let's do it...?

--=-fr8x6/birH5aMfL6optM

--=-fr8x6/birH5aMfL6optM--