[ANSOL-geral] Estatutos & Cia.

João Leitão amaroleitao arroba netc.pt
Sat, 20 Oct 2001 14:26:41 +0100

Viva

Como o Antonio Jose Coutinho tenho tambem seguido com atencao o
desenvolvimento da ANSOL em silencio. Principalmente porque a minha atividade
proficional e bastante limitativa em tempos de tempo, foi alias a rasao
principal da minha ausencia no Porto, e poque tenho outros compromissos com o
mundo do "Software Livre" que ainda me deixam ainda menos tempo.
Gotaria no entanto de deixar aqui uma ideia que considero importante
relacionado com os estatutos e com os processos anti-take-over.  Se nao
houver negacao dos principios de liberdade, os mecanismos de
proteccao das associacoes contra a tomada por estranhos e uma boa coisa, pois
evita o que vimos ha relativamente pouco tempo com um partido politico, no
entanto ha que ter em atencao que estes mecanismos podem ter o "reverso da
medalha" em termos tornar mais dificil a revercibilidade no caso da
apropriacao do processo executivo.
Em meu entender deve-se concensualmente chegar a uns estatutos "inviolaveis"
que defina precisamente o que a Ansol e (ou vira a ser), e bloquealos de tal
maneira que a sua modificacao seja estremamente dificil. Remetendo a
necessidade normativa natural de funcionamento para o regulamento interno.
Isto implica que se utilizado o processo proposto pelo Vasco ( que eu acho
uma boa ideia ) obriga a direccao a, quer queira quer nao manter o pricipios
nortedaores difinidos nos estatutos, e a nao fugir deles por qualquer rasao.

A.
Joao Leitao