[Eventos] Politica relativamente ao software proprietário na Moita

Lopo Lencastre de Almeida lopo.almeida sitaar.com

Ora aí está porque eu inicialmente não queria isto chamado de "Festa do
Software Livre" mas sim "Linux Install Party".

Dizer que é somente uma "Festa de Software Livre" acabaria por ser redutor e
excluir uma série de coisas.

Houve até a proposta de se instalar o GNUWin mas em conversa achámos que iria
desvirtuar o propósito de promover o GNU/Linux, que era o inicial.

A ideia do OpenBSD apareceu depois e achámos que era uma boa ideia até para
mostrar que existe mais que o GNU/Linux no mundo dos SO alternativos.

Para nós o objectivo que pensámos ao propor a LIP ao João foi:

1. Alertar as pessoas para a existência de outros sistemas operativos abertos
e NÃO proprietários e, se possível, para os perigos das PATENTES DE SOFTWARE.
2. Mostrar que a migração não é tão complicada como isso.
3. Mostrar as potencialidades do(s) sistema(s) alternativo(s)
3. Aproveitar e explicar as diferenças entre SL / SA / SP

É bom esclarecer que haverá palestras e nessas palestras certas diferenças de
conceitos serão explicados.

Os jogos e os pacotes Office são uma parte fundamental na demonstração da
potencialidade substitutiva de qualquer sistema operativo e da sua
potencialidade enquanto substituto do MS Windows, MacOSX e outros
proprietários.

Os jogos (Neverwinter Nights, America's Army, Return to Castle Wolfenstein:
Enemy Territory, etc) foram pensados para estar instalados numa única máquina
para demonstrar que existem jogos para Linux além dos mais básicos e
elementares. O objectivo destes jogos não seria o de instalá-los nas máquinas
dos visitantes, note-se, dado a potencial morosidade desses procedimentos.

Poder-se-á até aproveitar a demonstração para falar sobre a diferença entre as
licenças dos diferentes jogos e o que elas (licenças) permitem fazer.

Possívelmente teremos uma outra máquina e uma palestra sobre o OpenOffice.org
Se houver "palestrantes" que queiram fazer apresentações de qualidade para
outros programas ou tópicos podem chegar-se à frente ;-)
Estamos abertos a propostas  :-))

Palestras sobre distros GNU/Linux específicas estão fora de contexto.

Este evento é um evento eminentemente lúdico-educativo e não político. A parte
política vai depender muito dos conteúdos das palestras que a ANSOL achar
importante fazer-se.

Poder-se-á tentar não instalar produtos que sejam demasiado discutíveis (o
WineX era também para a máquina DEMO e se alguém o arranjar, se não não se
usaria...), mas isso pode ser falado mais tarde.

Pode-se até criar uma "banquinha" de "Software Aberto mas Não Livre" onde
poderão ser instalados os produtos que não sigam os padrões. E se a ANSOL
quiser e achar útil pode colocar alguém para explicar as diferenças.

Um,

Lopo