Viva,<br><br>O SDF (Super Dimensional Fortress) - <a href="http://sdf.lonestar.org">http://sdf.lonestar.org</a> - é uma organização que faz agora 20 anos. <br>O seu serviço tem sido nesse período funcionar como sistema de acesso público UNIX livre de custos, sobrevivendo à custa de donativos
<br>e serviços especiais pagas. <br><br>Sou membro desde cerca de 1996, pediram ajuda para divulgar os 20 anos, pelo que o faço deste modo.<br>Convido-os a criarem uma conta e verem as várias modalidades em <a href="http://sdf.lonestar.org/index.cgi?join">
http://sdf.lonestar.org/index.cgi?join</a><br> <br>Abaixo segue a tradução em português do "press release" feito a propósito dos 20 anos - o texto original encontra-se em <a href="http://sdf.lonestar.org/news/">
http://sdf.lonestar.org/news/</a><br>É interessante pela história da organização, bem como pela percepção que dá de como as coisas mudaram desde 87 para cá :)<br><br>Abraço<br>Eduardo Marques<br><br>--------------------------
<br><br>O SDF, sistema de acesso público de acesso a Unix faz 20 anos!<br><a href="http://sdf.lonestar.org">http://sdf.lonestar.org</a><br><br>Foi em 16 de Junho de 1987 que o SDF recebeu o seu primeiro utilizador<br>atráves de uma ligação a 300bps. O servidor, um Apple IIe BBS do fim dos anos 80 foi transformado num sistema de acesso público UNIX depois do fim do sistema "
<a href="http://killer.dallas.tx.us">killer.dallas.tx.us</a>" na operação Sundevil (<a href="http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Sundevil">http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Sundevil</a>). Desde aí tornou-se no mais antigo e maior sistema PUBNIX activo no mundo.
<br><br>Ao longo dos anos, o SDF alojou contas de mais de 2 milhões de pessoas no mundo, sendo suportado por doações e quotas de serviços pagos. Os seus membros têm orgulho no facto de o SDF ser um dos últimos bastiões da "verdadeira Internet", livre da influência do comercialismo das
<a href="http://dot.com">dot.com</a>. O SDF é um proponente de "STMP greylisting" como opção a filtragem por conteúdo e oferece esse serviço aos seus membros.<br><br>O acesso a serviços básicos é livre de custos e acessível a todos, enquanto que ser membro para toda a vida custa uma única doação de USD $36. E são os membros que decidem que programas e facilidades ficam disponibilizados pelo sistema. Os membros comunicam por um forum especial 'bboard', que dispensa uso de brower e fica fora do alcance do Google, e também um sistema de chat interactivo ('com') aonde os utilizadores podem também jogar 'netris'. O interface destes programas vem dos dias em que o TOPS-20 CMD J-SYS era soberano na ARPANET.
<br><br>O SDF tornou-se também um abrigo para hackers bem conhecidos como Bill Gosper, Tom Ellard (Severed Heads), Feoff Goodfellow, Carolyn Meinel and Ezra <br>Buchla. Deste agregado de talento poderá esperar-se mais do que trabalho em computação e assim é. O SDF publica anualmente uma compilação de música original dos seus membros que engloba os estilos mais diversos, desde eletrónico a clássica. Outro exemplo são os puzzles de Bill Gosper, frequentemente usados para presentear membros ou angariar fundos.
<br><br>Também existem sempre aulas a decorrer no SDF, onde instrutores e estudantes têm acesso livre às mais recentes ferramentas de programação e ensino. O SDF oferece uma forma de contornar o uso de sistemas obsoletos ou com uso restrictivo, que limitam o ensino.
<br><br>Usando que sistema seria possível a partir de qualquer ponto dos Estados Unidos e Canadá l fazer uma ligação "dial-up" para o SDF usando um Commadore 64 e obter um écran de "login"? SDF! Além de login directo, também funcionam acessos PPP e PPPoE através de acesso analógico (1200bps a 56Kbps), ISDN e DSL.
<br>Os membros podem também aceder à VPN (Virtual Private Network) do SDF e serviço de DNS dinâmico (Dynamic Domain Name Service).<br><br>Outro aspecto interessante do SDF e um dos mais esotéricos é o uso de GOPHER. Todos os utilizadores têm o seu próprio espaço de GOPHER e uma porção dos utilizadores continua a usá-lo para partilhar texto e dados.
<br>Mas se o uso do GOPHER não for apropriado para si, o projecto '<a href="http://motd.org">motd.org</a>' da SDF<br>oferece uma plataforma de colaboração entre os seus membros para partilha de código e adjustes de segurança para os mais recentes wikis, galerias de fotos e blogs.
<br><br>O SDF corre o sistema operativo NetBSD num cluster de 12 DEC Alphas com <br>3 links T1 BGP para ligação à Internet, sendo um dos apoiantes da Fundação NetBSD e Museu de História de Computadores na Califórnia. Uma das incarnações antigas da SDF, um AT&T 3B2/500 é exposto anualmente no Vintage Computer Festival.
<br><br><br>