Re: [ANSOL-geral] ANSOL: Disponibilização do código da STAYAWAY COVID não é suficiente

Bruno D. Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Quinta-Feira, 23 de Julho de 2020 - 11:07:26 WEST

Parabéns pelo contínuo esforço pela defesa do software livre.

É fundamental não abrir mão da pressão para que o INESC liberte o código de toda a plataforma, desde as aplicações móveis aos código do servidor, tal como a SAP fez na Alemanha.

No entanto tenho de discordar com parte desta mensagem, pois a funcionalidade da Exposure Notification está bem documentada e é claro para qualquer developer que não há informação pessoal envolvida de todo nesse componente - bem pelo contrário, até o ID do bluetooth deixa de ser visível.

Criticar o projecto porque usa essa API é o equivalente a criticar porque corre em cima dos sistemas operativos fechados da Google e da Apple. É como criticar que não se pode usar a app a menos que todo o sistema operativo seja aberto por todas as marcas de telemóveis. Isto não faz sentido.

A interface de EN foi criada propositadamente para garantir que não haja abusos de privacidade (por razões altruístas, sim) e para que seja eficiente energicamente (por razões económicas).

Se só houvesse Android e as ARC usassem bluetooth normal, haveria facilmente a hipótese de abusos de privacidade, pois usando os IDs únicos do Bluetooth seria possível reconhecer outra pessoa em diversos dias, ou até ir à procura dela após a notificação de infeção.

A API de EN tem zero de informação pessoal.

No entanto a app que corre terá acesso a tudo o que quiser (ao que pedir autorização), desde dados pessoais a localização. A Apple e Google comprometeram-se a analisar as apps e tentar que sejam compliant com privacidade, mas isso não chega, e está nas nossas mãos exigir o código fonte de toda a plataforma para que vários olhos possam verificar que faz o que diz que fará, e temos todo o direito de o pedir pois é uma plataforma paga com o nosso dinheiro.

A SAP lançou o código fonte duas semanas antes de lançar a app. Onde está o nosso código? Teremos disponível o código todo, incluindo servidor?

O que é que a ANSOL recomenda que cada um de nós possa fazer pressão no INESC e no governo para que isto aconteça?

Obrigado