[ANSOL-geral] Sistema de alertas

Bruno D. Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Domingo, 14 de Outubro de 2018 - 12:07:15 WEST

O antigo cell broadcast não existe desde o 3G, pois os primeiros telefones não implementaram isso, e as operadoras nem se dignaram a actualizar o sistema CB.

O que existe hoje em dia, no CB, são as próprias células que transmitem certas mensagens em certos canais, directamente para os telefones. Um canal tem o numero da célula. Outro tem a hora local.

No caso dos alertas, o que vês no telefone é um SMS, mas o SMS é enviado aos telefones que estão ligados em certas células, e não para números específicos.

Ou seja, o provider (quem quer que seja o 3rd party a tomar conta da EMEL e do ProCiv) diz para enviar a mensagem para certas areas, e é a operadora que sabe quais as células dessa area, e manda as células entregar a mensagem a todos os telefones ligados lá. O 3rd party nunca recebe informação de quais os números a entregar.

Protecção de dados e cenas.

Sorry, nada disto invalida que a informação devia ter sido propagada de forma mais eficaz.