[ANSOL-geral] [corrigido] software livre o software mais seguro do mundo!

Fernando Negro ferneg205 mail.com
Quinta-Feira, 31 de Maio de 2018 - 11:38:49 WEST


[Peço desculpa a todos os utilizadores desta lista de correio electrónico, se o tema irá fugir um pouco ao que originalmente era... Mas, não fui eu que o desviei - e, se são a minha pessoa, honestidade e integridade moral ofendidas ou postas em causa, sou eu naturalmente forçado a defender-me...]


Ricardo Pinho,

Qualquer pessoa inteligente e que tenha lido bem o que eu escrevi sobre o HTML, saberá que não critiquei eu o HTML em si, mas apenas observei que o uso do mesmo aparentava causar problemas nesta lista de correio electrónico. E, o começar logo você por uma crítica *sem sentido* como essa, parece indicar que é o seu texto um que é escrito por alguém que está à procura de qualquer tipo de críticas que possa fazer, para tentar descredibilizar o que eu escrevi.

>> "É notório que (...) é desconhecedor e inexperiente sobre conceito, princípios, uso e forma como é desenvolvido o software livre."

R: Raios. Logo por azar, apanhei alguém que me conhece... (E nada arrogante e insultuoso.) Tenho também de passar a ter cuidado com o que escrevo, para não ser topado.

>> "poupe-nos a estes seus avisos e duvidas"

R: Que imenso *respeito* pela Liberdade de Expressão dos outros, ao querer limitar a mesma apenas a observações que sejam condizentes com as suas próprias convicções pessoais.

>> "Dinheiro público? Código público!"

R: O poder político só financia o que lhe interessa que seja criado. Isto é, a classe política (preciso eu de argumentar sobre o quão corrupta e desonesta ela é?) apenas dá dinheiro a quem esteja disposto a fazer o que ela quer. E, um bom exemplo disso é a rede "Tor", criada e financiada pelo próprio governo estadunidense - que, não surpreendentemente, acaba por servir de armadilha aos seus utilizadores (quando estes decidem usá-la para fazer coisas que não fariam se soubessem o quão insegura ela é): https://twitter.com/BlackFerdyPT/status/944434368218624000

>> "Lei de Linus: Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios"

R: Sim, mas quanto mais inteligência e conhecimentos forem necessários para se perceber algo, menor é o número de olhos em causa - o que, obviamente, acontece para muito software de natureza mais complexa. E, se foi aqui alguém capaz de topar as falhas de segurança, presentes na rede "Tor", para as quais eu chamo aqui a atenção na hiperligação anterior, que avance.

>> "software livre o software mais seguro do mundo"

R: Deduz-se então que, quando toca à Segurança, se o software em causa visa proteger-nos de ameaças exteriores, ao providenciarmos nós o código-fonte do mesmo também a essas mesmas ameaças, constitui este o procedimento mais seguro do mundo - muito melhor do que quando não se revela tal código a entidades exteriores.

>> "a Wikipédia, que segue um modelo baseado na lei de Linus"

R: A Wikipedia é dos órgãos de comunicação mais controlados que existe. E, toda a gente bem informada sobre questões políticas sabe o quão manipulada e errada é a informação que está nela presente (https://blackfernando.blogs.sapo.pt/como-a-wikipedia-manipula-a-informacao-87697). Sim, toda a gente pode contribuir para esta enciclopédia. Mas, no final, são os mencionados administradores/sysops com poder dentro da mesma quem decide o que é aprovado (como se de editores de um jornal se tratassem).

>> "Quero acreditar que tem boas intenções"

R: Eu, pelo contrário, logo a começar pela sua má intenção de querer limitar ("mais prudência e humildade", "poupe-nos a estes seus avisos e duvidas") o meu discurso, ao mesmo tempo que lança dúvidas sobre a credibilidade do mesmo, nomeadamente associando-o ao fenómeno da desinformação (quando nenhum dos factos para os quais eu chamo a atenção, nos meus textos, são mentira - e apenas as minhas opiniões ou observações são passíveis de estar erradas) não creio, em nada, nas suas. E, o que automaticamente penso em, quando leio as suas críticas infundadas e despropositadas à minha pessoa (em vez de ao que eu digo) e observo que faz você um desvio do assunto em causa, é em ataques "ad hominem" e no fenómeno dos trolls (https://blackfernando.blogs.sapo.pt/tag/trolls).

>> "garantia de verdadeira segurança que o software livre"

R: O uso deste tipo de expressões, sim, é que é uma forma de estar a cultivar "mitos e inverdades" (e, é exactamente sobre possíveis últimos é que eu venho tentar avisar as pessoas de, na minha mensagem original). O simples facto de um software ser Livre não é, por si só, uma "garantia" de segurança. Veja-se o caso do bug "Heartbleed", por exemplo.

>> "A existência de aldrabões, trafulhas, criminosos, aldrabões e aproveitadores (...) que desde o início do movimento de software livre e até hoje, espalham rumores, mitos"

R: É o que eu digo... Acho que já me toparam.

>> "A verdade é que o fantástico mundo do software livre tem demonstrado e provado exactamente o contrário, que o "open" (ou seja transparência) do software livre é uma garantia da segurança para o utilizador."

R: Uma vez mais, quem pense que o Software Livre é sempre seguro, leia outra vez o que eu acima digo, sobre providenciar o código-fonte a quem quer quebrar a segurança de tal software, quando este é usado com propósito de protecção - e o que foi publicamente desvendado sobre a rede "Tor", por exemplo: https://twitter.com/BlackFerdyPT/status/944434368218624000

>> "E para terminar, se realmente se sente inconfortável nestas listas de correio e pretende manter esta posição de continuar a lançar este tipo de avisos, por favor, regresse às plataformas onde se sente confortável."

R: Mais uma vez, a querer calar-me (ou a mandar-me embora), sem que tenha eu escrito alguma coisa de indecente ou ilegal, num gesto de imenso desrespeito para com a Liberdade de Expressão dos outros. (E, depois eu é que não entendo a Liberdade inerente ao espírito do Software Livre!)




Sent: Wednesday, May 30, 2018 at 8:34 PM
From: "Ricardo Pinho" <ricardodepinho  gmail.com>
To: ANSOL-geral <ansol-geral  listas.ansol.org>
Cc: "Fernando Negro" <ferneg205  mail.com>
Subject: Re: [ANSOL-geral] [corrigido] software livre o software mais seguro do mundo!

Caro Fernando Negro,
 
Começo por esclarece-lo que o HTML é uma das maiores expressões de interoperabilidade e que nos permitiu e permite usufruir da liberdade de uso e acesso à Internet que temos hoje. 
 
Pelos avisos e pela forma como o escreve os seus textos é notório que para além da inexperiência no uso de correio electrónico também é desconhecedor e inexperiente sobre conceito, princípios, uso e forma como é desenvolvido o software livre.
 
Se tem duvidas começo por recomendar que se informe devidamente e poupe-nos a estes seus avisos e duvidas.
Aqui vão duas leituras básicas:
 
https://publiccode.eu/pt/openletter/ (veja o video...)Dinheiro público? Código público!
O Software Livre e de Fonte Aberta garante que o código fonte está acessível, para que falhas como “portas traseiras” e “buracos na segurança” possam ser corrigidas sem dependência de um fornecedor de serviços específico.
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Linus[https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Linus]
Lei de Linus: Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios" (Given enough eyeballs, all bugs are shallow)
Os conceitos expressados pela Lei de Linus são tão universais que a lei tem sido constantemente usada fora do contexto puramente informático. Um exemplo é a Wikipédia, que segue um modelo baseado na lei de Linus, já que, podendo ser editada por qualquer pessoa, muitos erros podem ser gerados, mas se houver um grande número de colaboradores para cuidar dos erros, eles podem ser facilmente identificados e corrigidos. Isso é bem conhecido pelos administradores (ou sysops) de cada Wikipédia, que cuidam da manutenção do projeto.
 
Quero acreditar que tem boas intenções mas nesta época de desinformação devo recomendar mais prudência e humildade na forma como escreve os emails, o titulo, etc.
 
Esta forma de comunicação pode levar aos menos informados e conhecedores, a más interpretações e à cultura de mitos e inverdades sobre a garantia de verdadeira segurança que o software livre, e que é um dos principais pilares de confiança e da recomendação para o seu uso por parte dos Governos e Instituições Mundiais em todo o mundo!
 
A existência de aldrabões, trafulhas, criminosos, aldrabões e aproveitadores é uma realidade passada, presente e futura, começando pelas próprias multinacionais de software proprietário criminosas (com recorrentes e pesadas multas de abuso de poder, práticas ilegais, criminosas e lesão dos direitos dos utilizadores) que desde o início do movimento de software livre e até hoje, espalham rumores, mitos e inclusivamente usam falsas licenças de software livre e open source nos seus produtos.
 
A verdade é que o fantástico mundo do software livre tem demonstrado e provado exactamente o contrário, que o "open" (ou seja transparência) do software livre é uma garantia da segurança para o utilizador.
 Devo ainda esclarecer uma habitual confusão entre "LIBERDADE" e "ANARQUIA" no software livre.
Apesar de poder parecer à primeira vista a quem chega ao mundo do software livre, os programadores que produzem software livre não trabalham num ambiente de libertinagem, nem de anarquia, que só poderia resultar no caos total com o envolvimento de centenas e até milhares de contribuidores.
Muito pelo contrário, existem regras muito claras e processos e muito bem delineados e disciplinados na produção de software livre, dos mais rigorosos que existem no mundo. Isto porque são TRANSPARENTES, FISCALIZADOS ou FISCALIZÁVEIS ou ESCRUTINÁVEIS por todos.
 E para terminar, se realmente se sente inconfortável nestas listas de correio e pretende manter esta posição de continuar a lançar este tipo de avisos, por favor, regresse às plataformas onde se sente confortável.
 
Obrigado.
Cumprimentos,

 
No dia 29 de maio de 2018 às 08:51, Fernando Negro <ferneg205  mail.com[mailto:ferneg205  mail.com]> escreveu:[Peço desculpa pela anterior mensagem, com o mesmo título, que enviei há poucos dias mal formatada... Não tenho praticamente experiência alguma em listas de correio electrónico - e não fazia ideia de que o HTML pudesse causar problemas. Aqui vai então a mesma mensagem em formato de texto simples, para que possa a mesma ser legível e estejam todas as hiperligações correctas. Obrigado pela vossa compreensão.]


Olá, comunidade da ANSOL.

(Passando ao lado de uma grande introdução que podia eu fazer... Vou antes direito ao assunto que me traz aqui - que é o querer transmitir dois importantes avisos à comunidade do Software Livre, em Portugal, nesta lista de correio electrónico, por ter sido este o melhor sítio que descobri para o fazer...)

1) Tenham cuidado com as distribuições de GNU/Linux que escolhem usar: http://forums.debian.net/viewtopic.php?f=20&t=129881&start=165#p671030[http://forums.debian.net/viewtopic.php?f=20&t=129881&start=165#p671030]

2) Atenção que o Software Livre também pode ser *propositadamente* desenhado de modo a ser inseguro: http://blackfernando.blogs.sapo.pt/o-conceito-de-bugdoor-explicado-num-139673[http://blackfernando.blogs.sapo.pt/o-conceito-de-bugdoor-explicado-num-139673]

Cumprimentos e Viva o Software Livre.


_______________________________________________
Ansol-geral mailing list
Ansol-geral  listas.ansol.org[mailto:Ansol-geral  listas.ansol.org]
http://listas.ansol.org/mailman/listinfo/ansol-geral
 


 



Mais informações acerca da lista Ansol-geral