[ANSOL-geral] Aprendizagem com tablets e celulares

Paulo Francisco Slomp slomp ufrgs.br
Quarta-Feira, 9 de Março de 2016 - 17:36:36 WET


Olá

Estou divulgando a "Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis".

Aprendizagem com tablets e telemóveis

Pesquisa da UFRGS mapeia mais de 300 aplicativos educacionais livres

Matéria jornalística: UFRGS mapeia aplicativos livres para aprendizagem em dispositivos móveis.

Público pode acessar relação com mais de 300 ferramentas livres para tablets e telemóveis, úteis principalmente para professores, alunos e comunidade escolar

07/03/2016 10:42

Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-mapeia-aplicativos-para-aprendizagem-em-dispositivos-moveis

Um projeto da Faculdade de Educação para auxiliar no aprendizado em sala de aula com ferramentas de tecnologia da informação ganhou reforço. O mapeamento de software livre para ensino, feito pelo professor Paulo Francisco Slomp e pelo estudante do curso de Matemática André Ferreira Machado, agora reúne também aplicativos para tablets e celulares.

A iniciativa disponibiliza à comunidade o resultado de um trabalho de coleta e sistematização de dados de mais de 300 programas que podem ser utilizados para promover a aprendizagem. A ideia é que professores, alunos e pais consultem a Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis http://ufrgs.br/soft-livre-edu/dispositivos-moveis e verifiquem as ferramentas para celulares e tablets, que podem ser empregadas em sala de aula, para abordagem de diversas matérias, como Física, Geografia, Idiomas, Matemática, Química, entre outras.

Slomp explica que a listagem está organizada para que os usuários possam encontrar facilmente o que necessitam. “A tabela exibe inicialmente o ordenamento alfabético das áreas do conhecimento. Assim, professores de uma determinada disciplina poderão facilmente visualizar o objeto de seu interesse pela diferenciação das áreas por cores”, completa. Além disso, os interessados também podem reordenar os dados de outras maneiras: conforme a faixa etária dos alunos, de acordo com o nível de ensino – Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, por exemplo.

Software livre e colaboração social

Para possibilitar a colaboração direta da comunidade, a Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis está disponível em formato wiki na Internet. Deste modo, qualquer usuário que queira contribuir com o projeto pode adicionar novos programas à lista sem necessidade de pedir autorização aos idealizadores. “Professores, alunos, pais e demais internautas podem consultar as informações da tabela e podem também alterar seu conteúdo, corrigindo diretamente eventuais erros e imprecisões ou adicionando materiais”, explica o pesquisador. A licença do conteúdo é Creative Commons CC-BY-SA, que permite a republicação e trabalhos derivados.

Além disso, todas as ferramentas mapeadas pelo projeto são do tipo software livre, que tem como características fundamentais o fato de a licença disponibilizar o código fonte para que possa ser utilizado, estudado, modificado e redistribuído pelos usuários. As principais licenças são GNU/GPL, BSD, MIT e Apache. Outra vantagem é que 99% dos aplicativos livres são gratuitos, o que também contribui para a democratização desses recursos.

Vários idiomas

Para expandir o trabalho a comunidades de outros países, versões da tabela em outras línguas estão sendo disponibilizadas. Acesse em inglês http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/mobile-devices, em espanhol http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/dispositivos-moviles, em francês http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/appareils-mobiles, em italiano http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/dispositivi-mobili e em português europeu http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/wiki/Software_Educacional_Livre_para_Dispositivos_M%C3%B3veis_-_Tabela_Din%C3%A2mica_(Portugu%C3%AAs_Europeu).

A tabela dinâmica é parte integrante do projeto Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis e foi realizado com o apoio do edital 21 da Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) http://www.ufrgs.br/sead.


_______________________________
Paulo Francisco Slomp
http://ufrgs.br/psicoeduc
Acionado com Software Livre
http://ufrgs.br/soft-livre-edu





Mais informações acerca da lista Ansol-geral