Re: [ANSOL-geral] Questão sobre licenciamento de temas Wordpress

André Esteves aife netvisao.pt
Quinta-Feira, 21 de Julho de 2016 - 10:51:34 WEST

A questão sempre é que também tens a liberdade de redistribuir o
programa e logo o código. Ou seja, em termos práticos, apesar de poderes
por um preço, ele deixa de ter significado se o teu software for
demasiado popular, porque todos podem partilhar sem custos entre si...

A GPL respeita as leis de mercado apesar dos preconceitos existentes, o
que as pessoas não percebem é o mercado que não se limita a pôr preços
mas também a operar em outros modos de funcionamento, como uma economia
de prendas, etc. Ás vezes pôr um preço em algumas coisas pode ser
prejudicial para todos os membros de um mercado....

O que existe é um modo de operação que é uma interpretação minimalista
da licença: electrões são baratos e as ideias repetem-se pelo que mais
vale dar os programas e o software sem custos...

Isso não impede que haja pessoas e instituições a cobrar e a fornecer
software livre de formas excêntricas. Lembro-me de um caso em que um
determinado software tinha um valor bastante elevado de taxa e que foi
preciso criar uma vaquinha de vários utilizadores para o "libertar",
noutro o código foi fornecido ao requesitante sob a forma de listagens
em papel, sendo necessárias várias caixas de papel para conter o
programa todo...

No caso do tema do Wordpress poderá haver ainda mais nuances, porque
mesmo pagando o tema e poderes distribuir o código subjacente (que não
deve ser uma grande variação de um tema normal de wordpress) os
conteudos e material gráfico podem estar licenciados de uma forma
clássica ou numa CC clássica... (O que não deve ser o caso porque não há
uma infraestrura visível de controle de direitos.)

O actual comportamento é somente a consequência das circunstâncias em
que vivemos (que são um  diferentes da altura em que a GPL foi criada-
(o meio de distribuição mais comum não era a internet mas tapes de fita
magnética, ou rolos de papel perfurado enviados pelo correio...) e das 4
liberdades consagradas na licença.

Espero que tb tenha ajudado...

1ab, aife