[ANSOL-geral] Fwd: [Direccao] Pesquisa sobre o Movimento Software Livre

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Domingo, 7 de Setembro de 2014 - 23:27:05 WEST

---------- Forwarded message ----------
From: "Junior Goergen" <juniorgoergen  softwarelivre.org>
Date: Sep 7, 2014 11:17 PM
Subject: [Direccao] Pesquisa sobre o Movimento Software Livre
To: <contacto  ansol.org>

Boa tarde,

Escrevo do Brasil, mais precisamente de Porto Alegre no Estado do Rio
Grande do Sul. Trabalho na Associação Software Livre.Org - ASL.Org -, a
qual é a organizadora do Fórum Internacional Software Livre, maior evento
de TIC da América Latina, e mantenedora do Projeto Software Livre Brasil -
PSL-Brasil.

Estou para concluindo o curso de economia na Universidade Federal do Rio
Grande do Sul e decidi estudar o movimento software livre através de um
prisma econômico como meu tema de monografia. Acredito que o movimento
software livre foi pouco estudado por economistas. Então, a minha
orientadora sugeriu que eu fizesse uma pesquisa para buscar informações
diretamente na fonte.

Em que consiste o trabalho:
É um pequena investigação sobre como se mantém economicamente
programadores, desenvolvedores, analistas, administradores de sistema,
técnicos que trabalham dentro do escopo do software livre e/ou open source.
Por exemplo, quantas pessoas se declaram ativistas do software livre, mas
por algum motivo (que pode ser mais de um) não conseguem produzir software
livre. Em outras palavras, utilizam software livre (ou open source) em
servidores, em banco de dados, em linguagens de programação (framework),
mas no momento de licenciar o produto do trabalho a licença possui algum
tipo de restrição ao usuário (e também aos potenciais concorrentes). Ou
seja, há algum tipo de proteção para os desenvolvedores para que só eles
possuam o software e possam usufruir da renda que esse software poderá
trazer. Essa descrição é apenas uma das respostas que pretendo buscar
aplicando o questionário. Procuro traçar o perfil econômico e político dos
ativistas e como eles se entendem dentro software livre e dentro da
economia.

Por isso, gostaria de pedir ajuda de vocês para divulgar a pesquisa entre
os portugueses que trabalham com software livre e open source caso for
possível.

Link para responder a pesquisa:
http://pesquisa.softwarelivre.org/index.php/595551/lang-pt-BR

Obrigado pela ajuda e qualquer dúvida, por favor, escreva-me.

Atenciosamente:
Júnior Goergen
Associação Software Livre.Org
(51) 3228-0121