[ANSOL-geral] Apelo à comunidade SIG para resposta ao iGEO.pt

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Domingo, 25 de Maio de 2014 - 15:34:19 WEST

Caros Geo-Compadres, membros da comunidade portuguesa de utilizadores SIG,

No passado dia 12.Maio foi apresentado o www.iGEO.pt <http://www.igeo.pt/>,
uma iniciativa promovida pelo MAOTE, em particular pelo Sr. Secretário de
Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Dr. Miguel
de Castro Neto<http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-do-ambiente-ordenamento-do-territorio-e-energia/conheca-a-equipa/secretarios-de-estado/miguel-neto.aspx>que
visa “disponibilizar
os dados geográficos existentes na Administração Pública à sociedade e às
entidades de investigação e ensino.â€

É sem dúvida uma iniciativa de louvar e que vem de encontro a uma exigência
e inúmeras queixas que muitos de nós temos feito à Administração Publica, a
disponibilização de DADOS PÚBLICOS ABERTOS e o uso de NORMAS ABERTAS.

Parece-me que “a bola está agora do NOSSO ladoâ€, da comunidade de
utilizadores SIG.

Considero que a melhor forma de apoiar esta iniciativa e garantir que ela
não fique por este primeiro passo, é fazer chegar ao Sr. Secretário de
Estado A NOSSA OPINIÃO SOBRE A INICIATIVA, OS PROBLEMAS E DIFICULDADES
ENCONTRADOS, E APRESENTAR SUGESTÕES DE MELHORIA PARA ALCANÇAR OS NOSSOS
ANSEIOS E NECESSIDADES.

Assumi para comigo próprio o dever de dedicar parte do meu escasso tempo
livre à escrita de um relatório sobre o iGEO.pt, e enviá-lo ao Sr.
Secretário de Estado.

No entanto, lanço aqui o APELO A QUEM TAMBÉM QUISER ASSUMIR ESTE DEVER, A
JUNTARMOS ESFORÇOS E A ELABORAMOS UM DOCUMENTO CONJUNTO, DE FORMA
COLABORATIVA E TRANSPARENTE. Acredito que assim resultará um documento com
melhor qualidade, mais representativo e com muito maior força do que um, ou
muitos individuais.

Fico a aguardar as vossas respostas a este email como forma de aderirem a
este apelo!

Ricardo Pinho