[ANSOL-geral] DRM no firefox

Diogo Constantino diogoconstantino sapo.pt
Sábado, 24 de Maio de 2014 - 12:25:49 WEST

Cada vez que alguém mais passa a utilizar DRM, cada vez mais o DRM fica
uma "plataforma" mais viável prática. O resultado é haver mais conteúdos
só disponíveis com DRM e menos sem DRM, com algum tempo, quase não
haverá conteúdo na web.

Já agora o DRM, não é compatível com a possibilidade de modificar o
software, ou até mesmo de código fonte. Aliás a Mozilla vai recorrer a
uma implementação proprietária de DRM feita pela Adobe. E mesmo os
cuidados que a Mozilla vai ter, não impedem o facto de isto ser o início
do fim do browser que é licenciado como Software Livre.

O facto de um qualquer browser não suportar DRM, não impede seja quem
for de usar um outro browser que suporte DRM, para poder aceder aos
conteúdos em causa. No caso do Firefox, também não impede que se faça um
fork que suporte DRM, ou até mesmo apenas uma extensão para suportar o DRM.

O que desaparece com o suporte para DRM pela Mozilla é único. A Mozilla
é ainda o único fabricante relevante de browsers que oferece software
livre de DRM. E mesmo o facto de podermos fazer um fork, não faz com que
esse fork se torne a curto, ou médio prazo como uma solução para maior
parte das pessoas sem conhecimentos técnicos, pois essas pessoas não só
ainda teriam que passar a saber da existência desse browser, como ganhar
uma confiança equiparável à que existe para o firefox.

cumprimentos
Diogo