[ANSOL-geral] Raspberry Pi vs Magalhaes

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Sábado, 23 de Fevereiro de 2013 - 18:43:30 WET

Caro Rui Maciel,

> O Ricardo Pinho está disposto a lançar alguma iniciativa?  Sem ninguém a
fazer então nada se faz.

Tenho a consciência tranquila em relação aos meus contributos para essa e
outras causas!
Ao enviar este email para esta lista está implícito que estou disponivel e
interessado em participar em qualquer iniciativa que promova
verdadeiramente o ensino e não em projetos que visam UM MERCADO E O LUCRO
IMEDIATO de meia dúzia, à custa de prejuízos a longo prazo na formação dos
cidadãos do futuro.

Terei todo o gosto em juntar-me a mais adeptos do Raspberry Pi em Portugal,
e partilhar algumas ideias que tenho.
Vamos lá avançar então com esta sugestão do Rui Maciel: lançar uma
iniciativa RaspberryPi-PT em Portugal! ;-)

O primeiro passo é comprar um, que se pode encomendar desta malta porreira
aqui do Porto (ou diretamente da loja RS):
http://inmotion.pt/store/raspberry-pi?gclid=CLDSw_DPzLUCFaTMtAodhA8AcA
A versão 2, de 512M, custa *€35.95* !!!

Para os cartões SD, recomendo os SanDisk Extreme ou Extreme Pro:
http://www.sandisk.com/products/memory-cards/sd/

Depois é navegar um pouco nos conteúdos que indiquei (manual, mag, tv,
store) e fazer maravilhas com o RPi.
Como por exemplo, um sistema de som em casa:
http://blog.scphillips.com/2013/01/using-a-raspberry-pi-with-android-phones-for-media-streaming/

> Não são exactamente a mesma coisa.

Discordo totalmente. Pelo menos na retórica, o Magalhães sempre foi
anunciado como um projeto educativo, assim como é o projeto Raspberry Pi.
Essa estratégia de tentar separar as aguas para evitar comparações, para
mim não pega.

Mas num aspecto tenho de concordar consigo, eles são diferentes. O RPi é
promovido pela "*The Raspberry Pi Foundation is a UK registered charity
(Registration Number 1129409)"*, sem fins lucrativos. O magalhaes foi e é
promovido por empresas JP Sá Couto/Prológica/YOUTSU, acusadas de ganhar
ilegalmente concursos públicos.

A outra questão que levanta, o preço. Quer o XO ($100) quer o Raspberry Pi
($25) são computadores com pensamento de produção de baixo custo real. Os
da Intel/Magalhães baseiam-se na ilusão de preço baixo para o consumidor
final, à custa de amortização do restante por parte do estado.

E efectivamente tenho de concordar consigo, o Magalhães não é, nem nunca
foi, aquilo que dizia e deveria ser.
Foi uma "fraca" imitação da visão de Nicholas
Negroponte<http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Negroponte>(MIT): One
Laptop Per Child (OLPC): XO.
(dois videos incluidos:)
http://www.amazon.co.uk/gp/mpd/permalink/m3O9H04MRNN5E2

http://laptop.org/en/vision/mission/index.shtml
http://tinyurl.com/zimiolpc
http://tinyurl.com/skillsolpc
http://equation.laptop.org
http://www.youtube.com/watch?v=BBoghPvyhts

Na altura como agora, dentro das minhas possibilidades, contribuí para o
denunciar.
Que o Magalhaes (aka Classmate PC) era um embuste e que se deveria avaliar
uma verdadeira alternativa de computador para as crianças: o XO:
http://www.portatilmagalhaes.com/intel/magalhaes-e-baseado-na-segunda-versao-classmate-da-intel/

É sabido que o Classmate PC foi uma manobra da INTEL (após ter sido trocada
pela AMD no fornecimento dos processadores para o XO). O objetivo foi
contrariar a ameaça de sucesso da OLPC em abranger o mundo com a ideia de
um computador para cada criança do planeta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classmate_PC

Ainda hoje incentivo a minha filha mais nova (6 anos) a usar o XO.
Comprei-o na campanha "Give One Get One (G1G1)" na mesma altura (Dez.2008)
em que a minha outra filha recebeu (depois de pagar) o Magalhaes da escola
primária publica. O XO incluí o extraordinário sistema operativo
"SUGAR<http://wiki.sugarlabs.org/go/What_is_Sugar>"
(100% FLOSS), corre numa pen nos vossos PC's: Sugar on a Stick (SoaS).
Experimentem: http://wiki.sugarlabs.org/go/Sugar_on_a_Stick/Installation
E o Magalhaes? há muito que pifou, devido ao disco rígido e bateria de
baixa qualidade.

Em resumo, todos os "argumentos" que apresentou em defesa do Magalhães, na
minha opinião não têm fundamento.

No Brasil, por exemplo, o governo não impingiu nas escolas publicas o
Classmate PC, decidiu avaliar a adopção do classmate vs xo (2006), em
defesa dos interesses do país e dos contribuintes:
http://www.youtube.com/watch?v=TEm_6W1ZsY4

> Terceiro, o Magalhães data de 2009.  O Raspberry Pi foi lançado em 2012.

Não é bem assim: http://www.raspberrypi.org/archives/264
Os projetos "sinceros" e sem "lobby" demoram é mais tempo para surgir à
superfície!

Quanto ao passado nada se pode fazer, a não ser aprender e evitar repetir
os erros cometidos.
E por isso mesmo, hoje em dia, avançar ainda com mais Magalhães, parece-me
escandaloso!

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

No dia 23 de Fevereiro de 2013 à51 12:02, Rui Maciel