Re: [ANSOL-geral] Tribunal anula concurso público de software Microsoft no Município de Almada

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt
Quinta-Feira, 25 de Abril de 2013 - 11:02:39 WEST

Viva!

Caro Rui Maciel, não acho que o PCP tenha sido populista e/ou demagógico
quando fez as propostas para recomendar a utilização de software livre
na Administração Pública (e pelo menos em espírito estendida à Local),
acho que todos os que acreditam no SL lhe estão agradecidos, eu pelo
menos estou.

Não é liquido que a decisão de lançar um concurso para a aquisição da
licenças MS, seja (exclusivamente) política, pode ser administrativa,
nem tudo o que se passa na gestão de uma Câmara Municipal é decidido a
nível político.

Acho que o concurso foi bem anulado, e nos dias de hoje não faz sentido
que se façam concursos públicos para aquisição de software sem acautelar
uma sã concorrência entre soluções e fabricantes de software, que
cumpram as regras de interoperabilidade.

Sem querer ser mal interpretado, não posso também deixar de referir que
existe uma genuína vontade por parte da direcção de informática da
Câmara de Almada na utilização de SL, que paulatinamente tem vindo a
fazer o seu caminho, diria até, pelo que conheço desta realidade, que a
Cãmara de Almada está na vanguarda da utilização de SL nas autarquias,
muito à frente da esmagadora maioria das Câmaras Municipais.

Relativamente a partidos políticos versus software livre, acho que a
atitude correcta é apoiar todas as iniciativas políticas,
administrativas e legislativas que promovam a sua utilização,
independentemente da ideologia política dos proponentes.

A título de exemplo pessoal, eu não tenho na maior das estimas o Sr.
Ministro das Finanças Vitor Gaspar nem os partidos políticos que apoiam
o Governo, e no entanto apoio e considero relevante um despacho do
Ministério das Finanças que obriga a que todas as consultas para
aquisição ou renovações de soluções de software incluam e privilegiem a
opção pelo Software Livre.

Abs.