Re: [ANSOL-geral] Precarios Inflexiveis, Blogs e Liberdade de Expressão

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com

On 2012-05-23 14:31, Rui Maciel wrote:
> Esse comentário é um bocado idiota e revela uma visão muito curta.
> Afinal, será só em Portugal em que haverá pontos a partir dos quais a
> liberdade de dizer o que apetecer poderá resultar na violação de outros
> direitos?  Mais nenhum país no mundo impõe limites à liberdade de
> expressão para salvaguardar outros direitos?  Não brinquemos com coisas
> sérias.

A lei existente não define a moral, a evolução legislativa nos EUA está
a queimar vergonhosamente a Primeira Emenda (e o resto da Bill of
Rights), e o acima sugere que não fui lido com grande atenção.

> Só se acha isso se não se tiver pensado nas implicações.

Não só pensei nas implicações como já *senti* algumas.  O caso de
processos criminal e civil não era uma hipótese, era experiência minha
(que começou há 8 anos e ainda não terminou).
Quanto a estar do outro lado: sim, já estive, mesmo que não (ou quase
nunca) online. Sim, como qualquer pessoa posso ter sentido vontade de
"fazer qualquer coisa".  MAS no balanço prefiro um quadro legal onde não
o possa fazer pelas vias de que tanto gosta -- um quadro legal em que,
já agora, tendo também eu liberdade de expressão, possa contradizer
publicamente sem medo o que um jogador mais poderoso e financiado possa
dizer sobre mim. Será que em tribunal eu conseguria algo de uma empresa
grande? de um departamento académico? Será que tenho dinheiro para
sequer iniciar essa dança perante alguém mais abonado que me difamasse?

Será que o Rui Maciel é daqueles portugueses que diz, sem gaguejar, "eu
confio na justiça" e "quem não deve não teme"?

Cumps
                  J Esteves