[ANSOL-geral] O mercado de edição e distribuição e o FLOSS

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Terça-Feira, 15 de Maio de 2012 - 18:45:45 WEST

Boas,

On Monday 14 May 2012 11:46:21 Gerardo Lisboa (INFO-CARE) wrote:
> Olá,
>
> Sim, são soluções interessante mas, infelizmente, muito assustadoras para a
> maior parte dos autores...
>
> Abraços,
> Gerardo V. Lisboa
>
> PS: CVS? e que tal GIT ou HG ou BZR?

Eu diria provavelmente GIT, mas acho que o ponto aqui é... um pouco
irrelevante para o conceito geral: a vantagem de usar - principalmente se
estivemos a falar de coisas que têm vários autores, ou precisam de revisores -
um formato baseado em texto (como o LaTeX) e um gestor de versões (como o CVS)
é que é muito fácil de ter edições concorrentes, controlar quem escreveu o quê
e definir workflows. A minha escolha pessoal vai para o LaTeX + git, mas para
quem se assusta com LaTeX qualquer notação "tipo-wiki" serve para o efeito, e
se formos a ver aquilo que os wiki's (ou etherpads e coisas dessas) fazem é
exactamente a mesma coisa: editor de texto + controlo de versões. E com um
bocado de sorte até se encontra uma coisa dessas que tem funcionalidades
simples de edição offline...

Marcos Marado