ansol-geral e ANSOL WAS: Re: [ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Rúben Leote Mendes ruben nocturno.org
Terça-Feira, 15 de Maio de 2012 - 17:24:46 WEST

Viva,

Em 15-05-2012 12:36, Marcos Marado escreveu:
> Bem... a ANSOL está a melhorar os seus canais de comunicação (o novo site é,
> entre outras coisas, um passo nesse sentido), mas concebo facilmente que
> muitos, ainda que não sendo sócios, queiram ter uma relação mais próxima com a
> ANSOL do que simplesmente seguir as (esporádicas) notícias no site da ANSOL e
> os eventos no calendário... e que encontre aqui a forma de o fazer.
> Mas se isso é verdade, é também verdade que esta mailing list não é usada pela
> ANSOL - talvez devesse?

A minha opinião é que a ANSOL deve usar esta mailing-list como canal de
comunicação. Penso que as mensagens enviadas para a ansol-socios serão,
com poucas excepções, apropriadas para serem divulgadas na ansol-socios.
Idem sobre o que é colocado no blog, no calendário, ...

Concordo que não é positivo para a imagem da ANSOL que os elementos dos
seus órgãos sociais tomem publicamente acções ou façam comentários que
vão contra os princípios da associação.

Relativamente a ter perfil no Facebook, Google+ e afins não me parece
muito relevante. A própria crítica que o Eben Moglen faz está
relacionada com a falta de privacidade e não sobre a liberdade do
software. Pessoalmente prezo a minha privacidade e não tenho conta em
nenhuma dessas redes sociais. Nem tenho conta no Gmail/Hotmail/... pelas
mesmas razões, mas cada um sabe de si.

Pode-se argumentar que o código destes sites não é livre, mas nesse caso
os elementos dos órgãos sociais da ANSOL ficariam impossibilitados de
utilizar grande parte da Web, como o site das finanças para entregar o
IRS, Seg. Social, o sistema de gestão académica da sua universidade, ...

Concluindo, não me parece que a imagem da ANSOL fique prejudicada se os
seus membros utilizarem partes não livres da Web.

> [...]
> dos seus orgãos sociais faz a título individual. Dito isto, concordo que as
> coisas nunca estão nem podem estar totalmente dissociadas, mas também tenho de
> ir em defesa dos orgãos sociais (e não é por eu fazer parte deles O:-)) e
> dizer que não só foram eles que foram elegidos por unanimidade para exercerem
> os cargos que têm pelos sócios da Associação, em 2011, como o meu entendimento
> daquilo que se passou na Assembleia Geral de 2012 é que a actual direcção não
> só foi aplaudida como recebeu um voto de confiança da parte dos sócios.

Queria aproveitar a oportunidade para dizer publicamente que considero
que esta Direcção está a fazer um bom trabalho. A ANSOL passou uns anos
de letargia mas agora está claramente muito activa. Os meus
agradecimentos pessoais aos elementos da Direcção, que são quem faz o
grosso do trabalho. As minhas desculpas por não ajudar mais.

> Podia ser melhor? Claro que podia ser melhor, e a ANSOL está sempre aberto a
> contributos para que possa melhorar. As críticas construtivas como aquelas que
> estás a fazer neste mail ajudam, mas o verdadeiro passo para ajudares a
> melhorar a ANSOL é tomado em https://ansol.org/inscricao .

Mais do que a inscrição como sócio, a colaboração nas actividades é a
principal ajuda. Não podem ser os elementos da Direcção a fazer tudo.
Deverá existir espaço para não sócios colaborarem nas actividades.

> Acredito também que não só a ANSOL não tem conseguido fazer tudo isso *e* dar
> visibilidade daquilo que faz, e ao mesmo tempo acredito que se há a ideia de
> que "a ANSOL cede à tentação de flamewars off topic" - ou seja, se há uma
> imagem "institucional" daquilo que se passa na ansol-geral, alguma coisa de
> errado se passa, realmente (once again, é a minha opinião pessoal), e se
> calhar há que fazer/mudar algo na ansol-geral.

Na minha opinião não se passa nada de errado com a ansol-geral. Acho
aliás muito positivo que haja actividade na lista. É sinal que a
comunidade se mantém activa e interessada. A "thread" em apreço
parece-me muito relevante e, das mensagens que li, o nível da discussão
foi bom e sem faltas de respeito. A alterar alguma coisa seria a
descrição da lista em [0] para explicitar o que é ou não apropriado na
mesma.

Pode-se criar outra lista com um âmbito mais restrito mas, tendo em
conta a experiência passada, temo que não tenha utilização (ver
ansol-devel por exemplo).