[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Terça-Feira, 15 de Maio de 2012 - 10:23:42 WEST

On 05/15/2012 09:42 AM, Ricardo Lafuente wrote:

> Certíssimo -- e é por isso que me faz confusão ver comentários como
> "isto é legal" ou "esta lei quer dizer X" de forma tão taxativa. Não
> tenho a menor intenção de pregar como se deve ter esta discussão, mas
> são assuntos em que importa ter algum cuidado com as asserções, digo eu.

Há coisas que são claras. Mas também há coisas que vão depender muito da
interpretação do juíz do momento. Eu acho muito saudável que as pessoas
tenham uma interpretação das leis e que acreditem piamente nelas.

Estão vários passos acima das maioria das pessoas que nem sequer as
leram mas emitem bitaites na mesma, como a malta daquele estudo
encomendado pela APEL :)

> Vá, não precisas de meter palavras na minha boca, estamos todos do
> mesmo lado e sobretudo de acordo com as questões de fundo.

Não pretendia meter palavras na tua boca, mas podemos evitar inventar
factos como «à falta de acção à volta dos temas directamente
relacionados com software livre», especialmente quando direito de autor
está diretamente relacionado com Software Livre e tendo em conta o tempo
que podemos disponibilizar (ver mais detalhes perto do fim deste email).

> A minha confusão, repito, é ver a discussão na lista da única entidade
> portuguesa declaradamente dedicada ao software livre (e não "open
> source") a orientar-se sobretudo para outros campos periféricos. Não
> devo ser o único que tem nesta lista a principal visão sobre o que faz
> a ANSOL. Quase só vejo o assunto software livre surgir em reacção a
> notícias que envolvam a Microsoft, e mesmo quando não tem a ver com a
> MS, arranja-se ligação (vide nome do thread sobre João Pedro Pereira)
(...)
> Longe de mim querer orientar discussões nas quais não me tenciono
> envolver, mas há muita gente que beneficiava de uma associação de
> defesa do software livre que realmente discutisse e formasse opinião
> sobre assuntos directamente relacionados com FLOSS, em vez de ceder à
> tentação das previsíveis flamewars extemporâneas sobre legalês. Há
> pessoal que anda a trabalhar sozinho na área e beneficiava realmente
> de algum apoio (ou contacto, sequer) por parte de uma associação
> eficaz, mas enfim, saberão como orientar a vossa agenda.

Tal como o Document Freedom Day? Ou o Day Against DRM? Da receção à FSF
Europe que cá veio para a sua AG? Com um encontro com a malta da FSFE ao
qual a única pessoa que veio (e só estou a contar com a malta que estava
em Lisboa e arredores) foi alguém que leu sobre o evento na lista da
FSFE? Ou tratar das infra-estruturas (técnica e não só) que possam dotar
a ANSOL de capacidade para a (boring) gestão de requisitos burocráticos?

Todas as nossas atividades são feitas fora dos seguintes tempos, e
normalmente roubam injustamente períodos a estes tempos:

a) tempo do trabalho
b) tempo da família
c) tempo do relaxe
d) tempo do sono

Eu bem que gostava que tivessemos todos mais tempo, mas aposto que se
sugerisse aumentar a quota de associado para um mínimo de 100€/ano com o
intuito de (se todos os 75 pagassem isso) obter salário para uma ou duas
pessoas por ano havia berreiro por tudo quanto era canto (exceto um
associado que sugeriu isso e tem alguma razão embora não me pareça que
isso fosse aceite).

Com isso muita coisa fica para trás. A minha sugestão mais concreta é a
malta deixar de pensar que 5 pessoas têm obrigação de fazer tudo no
espaço temporal 1-(a+b+c+d) e chegar-se à frente para contribuir com o
seu suor nalgum grupo de trabalho...

> (Se estiverem neste momento furiosos com a sugestão de que é
> inconsistente *os membros dirigentes de uma associação de software
> livre* terem perfis no Facebook, o Moglen tem algo a dizer sobre o
> assunto*.)
> *
> http://betabeat.com/2011/12/13/in-which-eben-moglen-like-legit-yells-at-me-for-being-on-facebook/
> -- pertinente depois da discussão toda sobre jornalistas.
Tenho algumas dúvidas que o círculo de amigos do Eben se estenda muito
para além da comunidade de software livre (e mesmo assim há quem não
goste nada dele); é muito mais fácil ter essas posições quando não há
com que se importar.

Estas a sugerir que se deve passar a ignorar os amigos e familiares que
não estejam no identi.ca ou no diaspora e que não queiram mudar para lá?
Eu por mim tenho conta no identi.ca que faz forward para o twitter que
faz forward para o facebook. Apenas re-ativei a minha presença no
twitter recentemente (e já voltou a dormir) pela discussão sobre o
#pl118 que teve o seu mais ativo palco no twitter.

Achas que teria sido boa ideia não termos lá estado presentes? Isso era
produtivo?

Ainda assim nem estou a falar exatamente por mim, que visto "This is a
write only account. To talk with me, please follow me at
http://identi.ca/ruiseabra"

Rui