[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Rui Maciel rui.maciel gmail.com

On 05/14/2012 06:37 PM, Diogo Constantino wrote:

> Não podes. Isso seria cópia privada se não envolvesse a tua esposa...

A cópia não é privada nem pública.  A cópia é uma cópia, tal como o
original é também uma cópia.  Por isso, a cópia pode ser autorizada ou
não, e pode ser lícita ou não.  A única coisa que poderá ser ou não ser
privada é o uso.  Se o uso for privado então a cópia é lícita, e como é
lícita então não há qualquer margem para confusão.

> É privado do casal casado. Mas a relação existente no caso do direito de
> autor é entre o utilizador e o autor.

Errado.  O autor só pode autorizar a cópia, e a autorização que foi ou
não foi dada por um autor não é necessária para que o uso dado à obra
seja lícito.

Rui Maciel