[ANSOL-geral] O mercado de edição e distribuição e o FLOSS

Jaime Villate villate fe.up.pt

On 05/14/2012 11:46 AM, Gerardo Lisboa (INFO-CARE) wrote:
> Sim, são soluções interessante mas, infelizmente, muito assustadoras
> para a maior parte dos autores...

Depende. A vantagem da documentação livre é poder reaproveitar e copiar
o que já está feito. Se me entregassem um documento espetacular, feito
com o Scribus, não conseguirei fazer algo igual. Mas com
um bom "template" em Latex é fácil adaptar para as nossas necessidades.
Eu já fiz a experiência com a
minha ex-esposa que não gostava muito de trabalhar com computadores:
dei-lhe um documento modelo em Latex para ela escrever a sua tese de
sociologia e conseguiu fazer um documento de bastante boa qualidade
e achou que era muito mais fácil do que usar Word.
Outro sistema interessante são os artigos da Wikipedia hoje em dia têm
muito boa qualidade quando
convertidos para PDF. Copiar e alterar a fonte dum desses artigos não é
assim tão difícil.
Cumprimentos,
Jaime Villate