OT Re: [ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com

On Sunday 13 May 2012 22:43:47 Bruno D. Rodrigues wrote:
> 1. "uso privado" no sentido de eu comprar algo e fazer cópia e usar em meu
> proveito, na minha casa, mesmo que outras pessoas lá estejam a ouvir a
> musica e a ler os meus livros, há alguma dúvida que seja legal?

Sim - aliás, não há dúvidas que não seja. Não podes fazer uma exibição de um
CD em tua casa para os teus amigos ouvirem - é ilegal.

> (por
> exemplo, o iTunes (app) permite partilha de música para qualquer pessoa
> tocar no seu computador, mas não para copiar a música, portanto estou-me a
> basear nesse exemplo como alguém que já interpretou a lei e sabe
> exactamente o que pode e não pode fazer.

É diferente: no iTunes estás a pagar por uma licença que te permite fazer umas
coisas e não permite fazer outras.

> 5. por essa ordem de ideias, se eu for à tua casa e fizer eu uma cópia dos
> teus cds também seria legal. Será mesmo? (mais uma vez, espero que
> sim,  mas tenho dúvidas).

Não é - eu não te posso emprestar o CD para tu o copiares, seja em minha casa
ou na rua.

> 6. agora trocando a ordem, se tu fizeres uma cópia e me deres, é legal?

Não, a distribuição não é legal.

--
Marcos Marado