[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Bruno D. Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Domingo, 13 de Maio de 2012 - 22:55:03 WEST

On May 13, 2012, at 10:46 PM, Paula Simoes wrote:

> Em PT é o mesmo, se a obra tem DRM, não se pode fazer cópia privada, educativa, por meios de comunicação, bibliotecas etc.
> Se tem DRM, a cópia é, na prática, proibida em todas as circunstâncias e pode dar prisão.

Good to know. Só sabia que lá já estava bem enforced, que chegava ao ridículo de haver advogados a recomendar que era menos perigoso puxar o filme das torrentes que fazer uma cópia de um DVD pessoal. geeee. (mas torrents, que era mais dificil provar que se estava a fazer upload, e nunca nunca nunca outros p2p, tipo eu nunca tive problemas com torrents mas sabia de casos de outros p2p que no dia seguinte tinham logo uma cartinha em casa a avisar, depois uma segunda a ameaçar cortar a ligação e à terceira era mesmo a policia à porta)

> Pode oferecer o original, mas não pode oferecer a cópia.

Ok era aqui que queria chegar. Não é permitido, logo qualquer outro exemplo de fotocopias e ficheiros digitais (mesmo sem DRM) não são permitidos, certo? (salvo, acredito, casos excepcionais como a educação, como deste o exemplo no outro mail).

> Não pode fazer o que quiser com a obra. Só pode fazer o que o CDADC diz que pode.
> Com o objecto físico, pode fazer o que quiser: por exemplo, fazer candeeiros com CDs :-)

Claro, era nesse sentido que queria dizer. O CD é meu, posso (ou devo poder), para uso pessoal, fazer cópia para meter no carro (excepto o DRM que mata tudo). Mas pessoal é "eu", não são os meus amigos.