[ANSOL-geral] A #PL118 e a Europa

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2012 - 15:06:18 WET

Boa tarde,

Envio-vos um excerto de uma entrevista que a ANSOL deu a um órgão de
comunicação social, mas que depois acabou por não ser publicada.

Na discussão online sobre este ponto específico pouco ou nada se tem dito,
pelo que me parece importante destacar este assunto.

----------  ----------  ----------  ----------  ----------  ----------

> ·         Relativamente ao resto da Europa (comparação que tem sido feita
> para defender a alteração da lei), o PL118 manter-se-á, de fato, ao nível
> dos outros países ou lança Portugal a um patamar de penalização excessiva
> dos consumidores?

O argumento que indica que "estamos atrás do resto da Europa" é errado. É
certo que existem alguns países na Europa que optaram (ainda que noutros
moldes) alargar a taxa à cópia privada a outros dispositivos electrónicos -
mas também é verdade que a maioria dos países Europeus não o fez. A ANSOL
acompanha a temática da Taxa à Cópia Privada desde 2004 (tendo-a criticado já
na última revisão ao Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos), e
tem-na discutido a nível Europeu desde 2008. Não só nos parece de importância
realçar que a nível Europeu se identificaram e se ouvem três tipos de
stakeholders (a saber: os representantes de direitos de autor, fabricantes e
venderores de hardware e sociedade civil), como a discussão ultimamente tem-se
centrado não na extensão das taxas da cópia privada, mas sim na possibilidade
de modelos alternativos a essas taxas, mais justos para todas as partes
envolvidas. Isso é, inclusivé, reconhecido pelo presidente da SPA (que esteve
envolvida na elaboração deste Projecto de Lei), quando no passado dia 29 de
Maio afirmou à TSF* que "se se valorizar o papel do utilizador-consumidor, que
não deve ser penalizado, então o Projecto de Lei da Cópia Privada passará um
momento complicado" (minuto 2), e que "o quadro normativo que pode sair da
Comissão Europeia nos próximos tempos pode por em causa da Lei da Cópia
Privada" (minuto 8).

Mas o problema não é só este Projecto de Lei estar a caminhar no sentido
contrário do tomado a nível Europeu: se se implementasse o Projecto de Lei
como está redigido actualmente Portugal passaria a ser o país Europeu com a
maior taxação aos cidadãos. Claro que não acreditamos que isso fosse vir a
acontecer, mesmo que não se corrigissem os problemas de base do Projecto de
Lei, visto que a redacção actual vai contra alguma das decisões tomadas
recentemente pelo Tribunal Europeu de Justiça.

*
http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=1664711&audio_id=1863221

Marcos Marado
ANSOL - http://ansol.org