[ANSOL-geral] Re: [Ansol-socios] Iniciativa do Vizinho -- Espanha Software Livre

Manuel A. Fernandez Montecelo manuel.montezelo gmail.com
Sábado, 4 de Fevereiro de 2012 - 20:23:32 WET

Olá,

Em 3 de fevereiro de 2012 22:27, Anderson Gouveia
<anderson.gouveia  ansol.org> escreveu:
> O software livre como saída para driblar a crise financeira europeia
>
> O governo da região autônoma de Estremadura, na Espanha, inicia, em
> fevereiro, uma massiva migração do atual sistema operacional proprietário
> para Debian
> [...]

A iniciativa/notícia não é assim tão positiva.  Podem ler a [breve]
discussão em:
http://lists.debian.org/debian-project/2012/01/threads.html#00001

Basicamente, o Partido Popular (conservadores) chegaram ao poder desta
região autônoma depois de 20/30 anos ininterrumpidos dos
social-democratas (PSOE), que no 2002 lançara a iniciativa LinEx.  Um
dos temores é eles quererem enterrar o nome de LinEx porque é
associado a um caso de sucesso do PSOE.  Então estão a mandar à rua
aos desenvolvedores e querem utilizar Debian directamente (LinEx era
praticamente Debian com ícones diferentes, de qualquer jeito), para
poupar uns trocados.

As escolas de primária e secundária utilizam já o LinEx (em exclusiva,
eu acho, ou pelo menos dual-boot) desde há uns 10 anos, agora o que
fazem é migrar alguns da administração; mas acho que o número dos de
educação é 70 mil (dizem 120 mil na lista de correio, sem contar os de
Saúde) por "apenas" 40 mil da administração.  Mas afinal, os
encarregados de implementar isto falam só de eliminar custos, como se
software livre fosse apenas gratuito, e retirando o apoio desses (já
poucos) 10 desenvolvedores.

Aliás, isto pode até vir a tornar-se contra-produtivo, aduzindo que
tem de utilizar software proprietário novamente porque Debian sem
adaptar não é adequado para os usos que eles pretendem.  Há que
esperar para ver o que se passa.

Mas em qualquer caso eu não é assim tão positivo utilizar software
livre sem devolver nada em troca.  É certo que poupam dinheiro
público, que empresas de software proprietário não recebem dinheiro
extra (ligeiramente positivo para software livre, mas sem impacto
directo), que podem forçar aos fornecedores a preocuparem-se em que
tudo funcione direitinho porque há milhares de computadores em jogo,
etc.  Mas também quererem utlizar software livre e nem sequer estarem
decididos a pagar ~10 desenvolvedores para melhorar o produto
original... enfim.

Já agora, Andaluzia acho que continua a utilizar o seu "Guadalinex"
nas escolas também (também baseada em Debian, etc... inspirou-se no
caso do LinEx), e Andaluzia tem praí uns 9 milhões de habitantes,
Estremadura apenas 1 ou 2.  Assim que acho que o número de
computadores em Andaluzia deve ser ainda maior (mas não tenho dados
concretos).

Saúde.

PS: "shameless plug".  Se houver alguma pessoa da área de Lisboa (ou
de perto da Galiza) interessada em conseguir assinaturas à sua chave
PGP/GPG para pedir ser Debian Maintainer ou Developer, pode-me
contactar -- vou andar por lá daqui a uma semana.