[ANSOL-geral] FOSSGIS: Software livre no governo: o caso de Portugal

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Sábado, 1 de Outubro de 2011 - 08:22:03 WEST

Em 30-09-2011 23:26, Ricardo Pinho escreveu:
> Desculpe, mas pessoalmente não acredito que seja a impor as normas abertas
> que se vai lá. Acredito que isto não passa de uma manobra de diversão para
> ficarmos todos entretidos, e não focados no verdadeiro objectivo de nos
> livrarmos da dependência das grandes multinacionais da industria do
> software.

É uma grande ajuda, porque desembrulha um novelo estilo ninho de
ratos de interdependências de vários softwares proprietários que só
se "integram" devido a acordos privados das companhias em que
partilham informação suficiente para a integração.

Ao serem obrigados a utilizar normas abertas, este ninho de ratos é
gradualmente desfeito, abrindo as portas à utilização de Software Livre.

> Para começar deixo uma perguntinha: Por que razão deixaram a Administração
> Local fora das entidades publicas obrigadas a aderir às normas abertas? É
> para continuarem a usar o docx e xlsx, e os municipes a usar MS OFFICE para
> preencher os formulários feitos nesses formatos? E as escolas? Como vao
> obrigar a usar formatos abertos? hhhmmm, não estou a ver como!?

Foi uma opção dos legisladores para não atrasar mais o processo (e
ainda bem, pois se tivessem que esperar pelo parecer da associação
de municípios não teria sido aprovado antes da dissolução do parlamento
e o processo teria parado pela segunda vez por fim da legislatura antes
da votação).

Esperemos que os efeitos de escala acabem por beneficiar, para além do
mais, se houver poupanças notórias vai haver incentivo para o poder
local fazer o mesmo.

> É preciso é fazer como o Brasil (e muitos outros), encarar o problema de
> frente!!!!
> Temos de conseguir que o Governo (nós todos) reconheça que é obrigatório dar
> preferência ao Software Livre, para sairmos deste ciclo vicioso!!!

Yup, concordo. Mas a única forma que temos de "mandar" nos legisladores
são as eleições, a partir daí trata-se de os convencer de que certa
ideia é boa
e... às vezes todos os argumentos serem a favor não vencem um lobby :)

Rui