[ANSOL-geral] Re: [Ansol-socios] Stallman no Porto

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com

Boas,

2011/5/12 André Isidoro Fernandes Esteves <aife  netvisao.pt>:
> É um descrédito porque não fomos nem lembrados nem achados.
> Tornámos-nos pouco visíveis com a complacência a que chegamos.
>
> O descrédito é que somos tão «relevantes» que nem o departamento de ciência de
> computadores da FCUP se lembrou de nos falar, nem o Stallman se lembrou que
> existíamos a perguntar se podíamos dar uma ajuda ou vice-versa.
>
> Claro que posso estar errado.

A minha visão da coisa é diferente da tua:
1) A FCUP decidiu convidar o Stallman para vir (se eu estivesse a
organizar um evento e cá quizesse alguém para falar de SL e pudesse
trazer o Stallman também o preferiria a qualquer outra pessoa,
incluindo da ANSOL);
2) Tendo a FCUP a sua agenda feita, não convidou ninguém da ANSOL nem
nos informou do evento (o que também me parece normal, visto que se eu
estivesse a organizar um evento do tipo e não tivesse uma relação com
a ANSOL teria feito o mesmo);
3) Eu não sei exactamente qual é a relação do Stallman com a FSF no
que diz respeito ao seu calendário, nem da posterior relação da FSF
com a FSFE, nem, por fim, da relação da FSFE com a ANSOL. Era útil,
mas não sei se exequível (e parece-me que não, mas não sei mesmo) que
a relação da FSFE com a ANSOL fosse mais estreita, ao ponto de sermos
automaticamente notificados quando acontecem coisas como novas
campanhas, eventos... ou quando alguém da FSF, como o Stallman desta
vez, vem a Portugal.

Ou seja, há coisas que nós podemos activamente fazer para tentar
"chegar mais cedo" a este tipo de situações, mas não me parece que
isto seja sinal de descrédito ou de que seja o que for. De qualquer
forma, a ANSOL já tem em mãos mais do que consegue fazer, pelos
vistos.

> O Marcos diz que sabia mas ainda não tinha tratado do assunto. Quais são os
> pormenores???

Nem eu sei bem. Não sei se recebi informação disto numa mailing list
ou se foi em conversa com a nova direcção da AEL (reminder ali para o
Rui Seabra: ao contrário do que disseste "oficialmente" enquanto
presidente da ANSOL, o Rui Azevedo já não é o presidente da AEL, a
direcção mudou recentemente). E não faz grande diferença. Eu falhei
por ter sabido disto e não ter dito logo, tal como cada um dos sócios
falha cada vez que não vê "ANSOL" em todas as situações em que isso
poderia ser útil para a associação. Quem me quiser "culpar" disso pode
atirar a primeira pedra, mas que esteja preparado para começar a ficar
com as mãos com algumas tarefas da ANSOL que estão hoje em dia nas
minhas mãos porque mais ninguém pegou nelas ;-)

> E por falar em pormenores.. O que vai ele falar na conferência de imprensa à
> tarde??? É sobre uma nova associação de software livre em Portugal? :)

Tipicamente as press confs dele são mais sessões de perguntas e
respostas com jornalistas e tal, muitas vezes pagas (o que faz com que
a FSF tenha de gastar menos dinheiro com ele).

> E já agora, os membros do Porto que se prestam a ir á conferênçia estão
> preparados para levar material e registrar a intervenção?

Gravação do evento era muito bom, mas ainda continuo a achar que o
mais útil de tudo é mesmo aproveitar o evento para espalhar a palavra
de que a ANSOL existe e está aberto a novos associados.

> P.S -> É bom ver que o yap  da FCUP entretanto foi «libertado»
> http://www.dcc.fc.up.pt/~vsc/Yap/  mas escolheram a licença artística do
> perl.. Não havia problemas com esta licença?

Há uma recomendação da FSF para *usar* essa licença em tudo o que é
Perl, e *não usar* em tudo o que não é Perl. Não só é apenas uma
recomendação, como é para "não causar confusões".[1]

[1] http://www.gnu.org/licenses/license-list.pt-br.html

--
Marado