[ANSOL-geral] [ANSOL] PRESS RELEASE ANSOL: Legislativas 2011 recomendações de voto segundo o ponto de vista do Software Livre

André Isidoro Fernandes Esteves aife netvisao.pt
Domingo, 5 de Junho de 2011 - 18:15:37 WEST

Caro Diogo,

Faço minhas as tuas palavras juntando com um conselho prático:

Se pretenderem votar em «branco», não deixem o vosso boletim de voto em branco
mesmo. É uma tentação demasiado grande para algum elemento da mesa de voto que
discretamente poderá colocar uma cruz no seu partido de eleição, durante a
contagem.

INUTILIZEM O BOLETIM DE VOTO se forem votar em «branco». ponham umas
caralhadas, risquem o boletim, etc, tudo menos deixá-lo em branco. Os
boletins-caralho são contabilizados como todos os demais.

Mais, faço notar que se quiserem pôr a boca no trombone sobre situações
politicas, abusos, corrupção de forma anónima podem realizar uma exposição no
boletim de voto que o texto e a ocorrência entrará em acta e automaticamente a
procuradoria terá de tomar nota e investigar. Tenho conhecimento de
precedentes.

Mas em geral a nossa lei eleitoral está muito antiquada e os procedimentos da
mesa de voto são muitas vezes tudo menos sérios. Enquanto que nas grandes
cidades podemos ver as urnas seladas, longe das cidades já tive que por o meu
voto numa urna funerária (!)... Para não falar da pouca vergonha que é a
escolha dos lugares das mesas de voto, que é feita pelas câmaras para
distribuir benesses pelos seus «amigos». Quantas vezes está uma escola da
república a necessitar de obras e de fundos de ajuda e as mesas de voto são
colocadas numa instituição da igreja, ou associação de futebol...

Bom voto em consciência,

André Esteves