[ANSOL-geral] Lu?s Amaral no DN sobre "Normas abertas e interoperabilidade"

ricardo lafuente bollecs sollec.org
Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2011 - 01:09:09 WET

On 01/24/2011 09:30 PM, paula simoes wrote:
> Na minha perspectiva, Software Aberto é a expressão abreviada de Software de Código Aberto (Open Source Software), tal como definida pela Open Source Initiative. E não existe nenhuma outra definição.
> A expressão surgiu nos anos 80, salvo erro, porque houve pessoas que acharam que a expressão Free Software não era muito boa em contextos comerciais, devido à ambiguidade do "free" (tanto que se costuma acrescentar free as in free speech and not as in free beer). Ainda assim prefiro a expressão "free software".

Acho que vale a pena lembrar que a diferença não é só semântica, nem vem
apenas da confusão do termo "free".

A Open Source Initiative (OSI) nasce de um convénio entre alguns
representantes da indústria de software e membros da comunidade livre
que viam problemas com o peso ideológico da expressão 'livre', como
defendida pela FSF. Era necessário um termo que retirasse a dimensão
política que a expressão "software livre" acarreta, pela referência à
liberdade e também pela aversão que os fundadores tinham à cláusula
"infectante" da GPL. E aí aparece o 'open source', termo que apenas
aborda a especificidade técnica -- o código -- deixando de fora qualquer
dimensão ideológica ou agenda social.

E diz também que o Tim O'Reilly (que participa na reunião onde se
projecta a OSI) tinha outros interesses na questão, nomeadamente a GNU
Free Documentation License e os problemas que esta colocava à O'Reilly,
que tem como mercado principal a documentação de software livre.

Só pra lembrar que a distinção é relevante e que não é uma questão de
semântica.

(E claro, ainda bem que seguiu resposta ao senhor. De facto, com o
Google a tão curta distância...)

:r