[ANSOL-geral] Lu?s Amaral no DN sobre "Normas abertas e interoperabilidade"

paula simoes paulasimoes gmail.com
Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2011 - 21:30:46 WET

Viva

On Jan 24, 2011, at 11:00 AM, Diogo Santos wrote:

> E o que significa mesmo?
> A única definição que conheço num documento legal (uma resolução da Assembleia
> da República), define-o com a mesma definição, que define Software Livre. E
> qual é a definição para ti? E qual vale?

Na minha perspectiva, Software Aberto é a expressão abreviada de Software de Código Aberto (Open Source Software), tal como definida pela Open Source Initiative. E não existe nenhuma outra definição.
A expressão surgiu nos anos 80, salvo erro, porque houve pessoas que acharam que a expressão Free Software não era muito boa em contextos comerciais, devido à ambiguidade do "free" (tanto que se costuma acrescentar free as in free speech and not as in free beer). Ainda assim prefiro a expressão "free software".

Notei a confusão com o "aberto" numa tremenda discussão recente a propósito do Android. Começou a passar-se esta ideia de que o Android não era "aberto" (eu apostava que isto veio de iPhone lovers e android haters), o que é ridículo porque o Android tem uma licença reconhecida quer pela OSI, quer pela FSF.
A partir daí tenho lido os maiores dislates:
- o Steve Jobs (e muitos que o seguem) acha que aberto é algo tipo o windows porque corre em diferentes devices;
- aqui há tempos, uma pessoa dizia que o Software Livre não era livre nem aberto porque não podes fazer tudo o que quiseres com ele;
- outros acham que o software só é aberto se o hardware também for;
- este sr do DN acha que software aberto é software que comunica com outro software (e, portanto, software aberto pode ser software proprietário)

Noto que estes focos de confusão surgem de pessoas com interesses em software proprietário. Noto ainda que esta confusão se estende ao Open Access (com o GreenOA e o GoldOA e mais não sei o quê).

(Sobre a confusão no Open Access a título de curiosidade: http://www.dancohen.org/2010/11/23/a-conversation-with-richard-stallman-about-open-access/)

O que me parece que está a acontecer é que há cada vez mais pessoas a conhecerem o open source software (free software, se preferires) e open access e estão a gostar do conceito e a usar.
Aquelas pessoas que defendem software proprietário começam a ver nisto uma ameaça, usando então a estratégia de incorporarem no seu discurso termos como software aberto, com uma sua definição pessoal e da forma que mais lhes convém, uma vez que, obviamente, nunca poderiam defender o software aberto.

Eu não sei muito bem o que se pode fazer para combater isto, mas parece-me importante fazer-se alguma coisa. Primeiro porque se está a enganar as pessoas, segundo porque me parece ver aqui um sintoma de que o público em geral começa a privilegiar software aberto, excelente oportunidade para agarrar.
Na verdade, irrita-me profundamente pessoas que defendem software proprietário usarem o conceito do software livre/aberto para vender, enganando, o tal software proprietário. Tanto quanto a Microsoft dizer que o ooxml é um formato aberto (olha outro exemplo :-P)

Desculpem o tom irritado...

Paula