[ANSOL-geral] Projectos da ANSOL

Diogo Santos Diogomcs mail.pt
Terça-Feira, 23 de Novembro de 2010 - 14:05:30 WET

> PS: Sobre a minha opinião da ESOP, eu acho que o país é demasiado pequeno

> para haver duas associações de promoção ao software livre. Devia haver
> apenas uma. Claramente, essa associação única devia ter exclusivamente
> membros individuais (as empresas participam através da presença
individual
> dos seus gestores) sendo que a quota para alguém que queira estar listado

> como "José Silva, CEO da SoftLivre SA" devia ser maior do que a dos
outros..
> Afinal, quem lucra com o SL devia contribuir com mais do que quem apenas
> [...]

Eu discordo!

Eu acho que é importante haver separação de águas entre a perspectiva da
cidadania e a perspectiva do empresário. Assim evita-se que a ANSOL seja
tomada por uma, ou um grupo de empresas e passa a haver muito mais
transparência sobre quem realmente diz o quê. E as associações focam-se em
assuntos/domínios mais específicos, apesar de terem bastantes pontos de
contacto.

Não vejo qualquer mal em haver estas associações todas, eu sou
individualmente, sócio de mais que uma destas associações e não vejo
qualquer conflito, nem problema (e não a ESOP não é uma delas).

E já agora não temos só duas associações, temos 3, pois ainda há a
Associação Ensino Livre ( http://www.ensinolivre.pt/ ). E se considerares
também a Associação Portuguesa de Programadores de Perl (
http://www.perl.pt/ ), porque também ela promove Software Livre passas a
ter 4. E sem esquecer ainda o grupo que trabalha no Software Livre na
Administração Pública e nas várias comunidades organizadas de
utilizadores...

Não há qualquer problema. Estas associações permitem que as pessoas que se
sentem mais motivadas para trabalhar com algo, ou com um tema específico e
não tanto com a generalidade, dêem também a sua contribuição. Outros
preferem outro tipo de actividade mais abrangente e/ou mais filosófica e/ou
mais política e/ou cívica e aí podem rever-se mais na ANSOL.

O problema não é a existência de outras associações, mas sim a falta de
capacidade que temos tido em dinamizar a actividade da ANSOL. E nisto
assumo uma boa porção de culpa, pois não só sou sócio, como já tive um
cargo nos órgãos sociais.

E estes ataques à ESOP, à ANSOL, ou a qualquer outra associação que promove
o Software Livre, é que não nos levam a lado nenhum. O que é preciso aqui
(visto ser uma lista a da ANSOL) é contribuirmos para dinamizar a acção da
ANSOL a favor do Software Livre e da informática Livre, conforme os
estatutos.

Não devemos esquecer que podemos e devemos colaborar com as outras
associações, como aliás prevêem os estatutos da ANSOL.

cumprimentos
Diogo