[ANSOL-geral] Vídeos da RTP em flash

Antonio P. P. Almeida perusio gmail.com

On 17 Mar 2010 18h49 WET, brunoalexandremiguel  gmail.com wrote:

> Se os media podem usar uma imagem com direitos de autor, sem se
> preocuparem com processos, se houver real interesse jornalístico
> (julgo que isto é possível em Portugal), porque não podem
> disponibilizar os conteúdos?

1. A rádio e a televisão são duas situações distintas. Na têvê há
   muitos interesses financeiros. Na rádio menos. Por isso a mudar as
   coisas é mais fácil começar pela rádio.

2. A RTP realiza $ da venda de conteúdos próprios a terceiros. Para
   eles abrir a torneira na web é canibalizar essa fonte de receitas.
   Havia muito para dizer aqui, as coisas são complicadas, bastante
   mesmo.

3. Eu acho que os conteúdos da RTP, e faço notar que ao assinar um
   contrato com a RTP para a produção de conteúdos, a situação
   habitual é transferir todos os direitos patrimoniais para a RTP,
   retendo apenas os direitos morais: uma figura contemplada na lei
   continental de direito de autor de inspiração francesa, deviam ser
   acessíveis grátis em vários formatos aos cidadãos que pagam esses
   conteúdos. Eu já paguei, tu já pagaste, todos pagámos. Por isso não
   há razão nenhuma para obstruir o acesso. Trata-se de uma questão
   de transparência e de Return On Investment. A RTP existe, primeiro
   para servir o interesse público (coisa difusa, mas isso é outra
   conversa) e como tal os seus clientes preferenciais somos nós, e
   actualmente não estamos a obter o nosso ROI, uma vez que não nos é
   facultado o acesso aos conteúdos que pagamos usando as tecnologias
   actuais. Trata-se, quanto a mim de uma quebra de contrato: o que
   existe entre nós como pagantes do serviço e quem o providencia.

Este relambório é um bocado agreste, mas gosto de deixar as coisas
claras. Não estou a defender o DRM, nem nada de semelhante. Para mim a
questão está mais atrás: é uma questão contratual. E daí decorre uma
estratégia que deveria existir, mas tanto quanto sei não existe.

--- appa