Re: [ANSOL-geral] Universidades mais pró software livre

Flávio Martins xhaker gmail.com

Olá Bruno,

2010/4/5 Bruno Miguel <brunoalexandremiguel  gmail.com>:
> Das seguintes universidades, qual é a mais amiga do software livre?
>  - Universidade de Lisboa;
>  - Universidade Nova de Lisboa;
>  - Universidade Superior Técnica.
>
> Estou a tratar das coisas para tentar ingressar este ano no ensino
> superior, para uma licenciatura em engenharia informática, e não quero
> muito ir para uma universidade onde só leccionam .NET e outras
> tecnologias proprietárias Microsoft.

Eu estou a fazer o meu curso na FCT da Universidade Nova de Lisboa
e embora não haja uma posição pró software livre demarcada julgo
que se enquadra no que procuras. Nota que não conheço a realidade
das outras universidades que mencionaste, falo apenas da FCT.

Na FCT a linguagem de programação mais usada é o Java,
com excepção de cadeiras de Arquitectura de Computadores
em que como não podia deixar de ser, se utiliza o C.

Na minha experiência as unicas vezes que trabalhei com software
marcadamente proprietário foi na cadeira de Bases de Dados
com o Oracle e uma ocasião mais recente numa cadeira avançada
de construção de interpretadores/compiladores em que o compilador
a desenvolver (feito em Java) tinha como target a .NET virtual machine.
De qualquer modo a implementação recomendada era o Mono.

Se tiveres dúvidas especificas tentarei responder.

Flávio Martins