[ANSOL-geral] Problemas no Modelo3 para linux?

Manuel Silva msilva portolinux.net
Domingo, 15 de Março de 2009 - 02:57:05 WET

Olá!
Não sei se alguém já reparou mas a aplicação espera que exista um
ficheiro com permissões de execução designado "netscape" quando se
tenta imprimir.
Como é que resolvi isto?

1. criei na minha home o directório bin/
 $ mkdir ~/bin

2. criei um link simbólico para o firefox com o nome netscape no
directório anterior:
 $ ln -s /usr/bin/firefox ~/bin/netscape

3. algumas distribuições incluem o ~/bin por omissão no PATH, ou seja,
um dos directórios onde vão ser procurados binários é este mas, no meu
caso, o PATH não continha esse directório, por isso criei um ficheiro
chamado modelo3.sh com o seguinte conteúdo (ignorar espaços no início
de cada linha, apenas representam onde há quebras de linha):
  #!/bin/bash
  # Alterar o PATH dentro da shell lançada para a execução do script
  PATH=$PATH:~/bin
  # Invocar o JAVA
  java -classpath plastic-1.2.0.jar:xercesImpl.jar:modelo3v2009.jar
pt.dgci.taxClient.v2009.irs.app.Modelo3Application
  # FIM!

4. adicionei permissões ao script anterior:
  $ chmod +x modelo3.sh

5. lancei a aplicação com recurso ao meu novíssimo script:
  $ ./modelo3.sh

E, happy days, agora quando é para imprimir são abertos ficheiros HTML
no Firefox! :D

Atenção! A forma como o pretenso "netscape" é invocado é:
netscape -remote openURL(file:///<directório e ficheiro a imprimir>)
este tipo de invocação é compatível com firefox mas se quiserem usar
outro browser terão de, primeiro, fazer um script para "mastigar"
argumentos.

Espero que estes detalhes sejam úteis a alguém... A mim ajudaram-me a
ter uma folha que me lembra que tenho 215EUR a pagar... Vou tentar
pedir para me fazerem um desconto por ter ajudado outros contribuintes
a cumprir as suas obrigações fiscais usando software livre! :D

Cumprimentos,

Manuel