[ANSOL-geral] DRM na FCCN

marado isp.novis.pt marado isp.novis.pt

Boas,

Hoje chamaram-me a atenção para isto:

http://www.zappiens.pt/faq.php#resposta31

O que é a tecnologia DRM?

No seguimento da assinatura, em Fevereiro de 2006, do Memorando de
Entendimento entre o Governo Português e a Microsoft de Colaboração no Plano
Tecnológico, foi disponibilizado pela Microsoft, através da FCCN, uma
plataforma para partilha e divulgação de trabalhos artísticos produzidos,
designadamente, por estudantes do ensino superior no âmbito dos seus cursos
(e.g. filmes, música), que assegure a protecção dos direitos de propriedade
intelectual, com base na tecnologia DRM (Digital Rights Management) da
Microsoft. O DRM é uma plataforma validada de protecção e entrega segura de
conteúdos (digitais), tendo em vista a sua utilização e gestão em
computadores, equipamentos portáteis ou de rede.

Qual é o objectivo de proteger os meus conteúdos recorrendo à tecnologia DRM?

    * Definir a possibilidade de um terceiro copiar ou não o meu conteúdo;
    * Fixar o número de transferências possíveis para dispositivos móveis ou
mesmo o número de reproduções aceitáveis do meu conteúdo;
    * Estabelecer um período temporal durante o qual os meus conteúdos podem
ser reproduzidos.

http://www.zappiens.pt/pagina.php?id=30

Digital Rights Management - DRM o que é ?

Digital Rights Management - DRM - é uma tecnologia que permite o controlo de
acesso a conteúdos digitais. Foi criada para proteger este tipo de
conteúdos , através de tecnologias de cifra que codificam a informação
digital, dando ao detentor dos respectivos direitos de propriedade
intelectual, a possibilidade de definir um conjunto de políticas de acesso
aos seus conteúdos.
[...]
Os autores que pretendem alojar na plataforma Zappiens conteúdos protegidos
por DRMs mantêm no seu computador o seu conteúdo original, codificam-no
localmente e só submetem à plataforma Zappiens o conteúdo por si codificado.
Assim, para codificar um conteúdo usando o DRM disponibilizado pela FCCN -
com base numa cifra, gratuita, para que o vídeo seja codificado e
posteriormente enviado para o Zappiens já protegido digitalmente - devem ser
seguidos os procedimentos constantes em: https://drm.fccn.pt.
[...]
A criação desta plataforma surge no âmbito do Memorando de Entendimento
realizado entre o Governo Português e a Microsoft, para colaboração no âmbito
do Plano Tecnológico. A Microsoft disponibiliza, através da Fundação para a
Computação Científica Nacional, uma plataforma para partilha e divulgação de
trabalhos artísticos (e.g. filmes, música), produzidos por estudantes do
ensino superior, no âmbito dos seus cursos.

http://beta.friendfeed.com/mindboosternoori/a2bdfea1/jmcesteves-huh-wtf-fccn-promover-o-drm-n-sei-que

"a FCCN a promover o DRM? Não sei o que é mais triste: isso só por si ou
https://drm.fccn.pt/ usar um cert. inválido"

Alguém sabe mais promenores sobre este memorando?
Alguém aqui com algum tempo livre para escrever um artigo a denunciar esta
situação escabrosa?

Marcos Marado