[ANSOL-geral] Computador Magalhães

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Domingo, 28 de Setembro de 2008 - 21:33:55 WEST

On Fri, Sep 26, 2008 at 06:35:03AM +0100, Paulo Trezentos wrote:
> Daí ter no meu mail original indicado logo a questão do Adobe e de,
> eventualmente, alguns drivers proprietários.

Não vejo onde é que possa haver algum ponto de positivo.

Se é necessário drivers proprietários:
	=> é falso que se possa usar o Magalhães com Software Livre

Única justificação real para utilizar o Adobe Acrobat:
	=> suportar DRM

É precisamente contra este tipo de "concessões" que o Richard Stallman
se expressou a propósito dos 25 anos do Software Livre:

http://www.gnu.org/philosophy/compromise.html

> Como este projecto é muito mediático, a aposta foi em ter o melhor que
> se consegue com Linux, OpenOffice, aplicações GNU, etc... sabendo que à
> partida 99,5%  são software livre e que, por generalização, a percepção
> das pessoas é que aquela solução é software livre.
> Parece-me que o mais difícil foi chegar aos 99,5% e que os restantes
> 0,5% com o tempo irão desaparecer.

Só vão desaparecer se for ensinado aos utilizadores que estão a ser
vítimas de interesses comerciais que lhes são diametralmente
antagónicos.

Há uma linha que seja da CaixaMágica a respeito disso, ou apenas se
ficam pela popularidade?

Isto é que faria a diferença para desaparecer o resto. Quanto aos teus
99.5%, são completa areia para os olhos:
	1) há Imposto Microsoft
	2) só isto implica algo mais próximo dos "50%" virtuais
	   (assumindo metade da partição para o Windows)

Este negócio cheira muito mal a formas de recompensar o bom trabalho da
JP Sá Couto, negócios nos bastidores da Microsoft e da Intel com o Governo,
e passar a imagem de que se faz algo pelo "software aberto".

E as liberdades dos utilizadores, que é o que realmente interessa, nem
menção.

Eu acho o Magalhães um golpe mediático de muito baixo nível.

Rui

--
Grudnuk demand sustenance!
Today is Sweetmorn, the 52nd day of Bureaucracy in the YOLD 3174
| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?