[ANSOL-geral] Computador Magalhães

Paulo Trezentos Paulo.Trezentos iscte.pt

Olá Jaime e todos.

Como penso que deves ter lido, a máquina vai com dual-boot.
O processo consistiu numa consulta a vários grupos portugueses.
A Caixa Mágica foi um deles e apresentou uma proposta de adaptação do CM
12 à educação com alguns conceitos que trabalhámos internamente (e
intensamente :-).
Há algumas semanas formos contactados e foi nos transmitido que tínhamos
sido seleccionados. Tivemos um timing muito curto para a imagem e para
preparar formação. Mesmo assim, o feedback que temos tido, tem sido
bastante bom.
A selecção de software é sempre polémica (KDE, Gcompris, OpenOffice,
Firefox / Thunderbird / Sunbird, kernel 2.6.26) e provavelmente nesta
lista haverá opiniões diferentes...

Desde há duas semanas para cá, temos envolvido outros grupos com
competências em Software Livre / Aberto para participarem no projecto
com autonomia. Foram contactadas 4 grupos diferentes com expertises
diversas. Dois deles já colaboram activamente na imagem que hoje foi
entregue. A FEUP escapou-nos, sorry :-/.  Não foi por mal.

Este projecto tem um impacto muito grande e a forma como vemos o sucesso
da oferta SL/A é com o envolvimento de vários grupos trabalhando sobre a
plataforma. É essa a nossa visão...
Penso que há condições para esse trabalho conjunto mas vai depender de
todos nós.
Para já, essa abordagem de união trouxe bons resultados: o Linux vai a
arrancar por omissão no GRUB.

Quanto ao software que vai no Magalhães no boot Linux, nem tudo é
Software Livre. Em concreto, e que me lembre vai também o acrobat
reader. É capaz de ir outro não-livre como drivers da Intel. Posso
verificar com a equipa e depois fazermos um relatório mais completo.

Estou consciente que a responsabilidade da Caixa Mágica e dos parceiros
que vierem a ser envolvidos é grande.
Mas tenho confiança que o que cada destes grupos evoluiu em
profissionalismo nos últimos anos vai ajudar a que a oferta SL/A vingue.
Acho que falo por todos que esperamos estar à altura e, claro,
lamentamos se por falta de engenho nem tudo estiver como todos aspiram.

Um abraço.