[ANSOL-geral] Re: [Ansol-socios] Software Livre no Parlamento

Diogo Santos Diogomcs mail.pt
Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007 - 12:08:56 WEST

> A diferença é grande mas não compete a mim, nem à ANSOL, nem às
> comunidades de Software Livre fazer qualquer juízo a esse respeito. Tu
> mesmo dizes que não somos políticos(*), daí apenas referir o nome do
> Projecto de Resolução e passar logo para a explicação do CD que têm à
> frente.

Enquanto cidadão tenho todo o direito de fazer qualquer juízo, e de exprimir
esse juízo, sobre qualquer tema que seja debatido na AR, afinal de contas
estamos num país com liberdade de expressão, democrático.
E tenho esse direito porque ao contrário do juízo feito pela AR, o meu não é
lei, é uma mera opinião.

Acredito que eu e todos os outros cidadãos, têm todo o direito de comunicar aos
seus representantes qual a sua opinião, quais os fundamentos dessa opinião e
até mesmo de apelar a um sentido de voto, porque TODOS eles são nossos
representantes. Claro que eles não são obrigados a seguir a nossa opinião, mas
têm que respeitosamente considerar as opiniões.

> O facto de apelar ao voto numa proposta que concordo é sempre
> faccioso; apelar ao voto em algo que não concordo é igualmente
> faccioso e acresce a agravante de ser hipócrita. Faccioso vem de tomar
> posição.

Ok!
Então que sejamos facciosos!
Afinal de contas a ANSOL é constituída por pessoas que apoiam o Software Livre.
Não por pessoas que são neutras a respeito do Software Livre. E não há qualquer
mal nisso.

Eu vejo mal é em não termos coragem para defendermos aquilo em que acreditamos.

Também não vejo mal em apelarmos, a que os outros, adiram aos nossos valores,
enquanto os outros tiverem a opção de recusar, ou de nos ignorar.

> Estar a meter ao barulho o OpenDocument Format e dizer que se apoia
> esse formato em detrimento de outros é acrescentar ruído à questão:

Discordo!
Usar standards livres é tão fundamental como utilizar Software Livre.
São ambos dois pilares da Liberdade na Informática.

A adopção de Software Livre está muitas vezes dependente de questões técnicas
relacionadas com a interoperatibilidade, por tanto é politicamente e
tecnicamente relevante falar de um dos principais factores que permitem a
migração para o Software Livre. Não ter isto é conta na argumentação e na
proposta é condenar a sua aprovação ou sua execução ao fracasso.

A utilização de standards livres é um poderoso argumento a favor da segurança
da opção de Software Livre. Dá confiança!