Re: =?ISO-8859-1?Q?Re:_[ANSOL-geral]_ANSOL_, _P?= lano Tecnológico e Portáteis

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com
Segunda-Feira, 18 de Junho de 2007 - 19:55:22 WEST

Humaneasy Consulting wrote:
> Esta era uma discussão daquelas que eu esperava vêr mais gente a opinar,
> especialmente os que têm potenciais interesses financeiros envolvidos,
> mas parece que é tema sem interesse.

Eu esperava era ver mais a opinar os que têm potenciais interesses na
qualidade do ensino para os seus e para o país.

Os que têm potenciais interesses financeiros envolvidos, e percebem (por
conhecerem a tecnologia melhor que o governo) o que *não deve* ser feito
e o que *não precisa* de ser feito do ponto de vista da tecnologia no
ensino, têm naturalmente um conflito entre os interesses financeiros
e a ética.   O meu receio é que a maior parte desses embarque mesmo
assim nesta promoção desenfreada de e-lusões entrando no coro de elogios
incondicionais ao "plano tecnológico" na ideia geral de "ser preciso
fazer qualquer coisa" com computadores no ensino... e assim manter a
possibilidade de um lugar à mesa de fornecedores do "plano" (mesmo que
para isso tenham de começar a e-lusão por si próprios, nem que seja na
base "mas eles vão de qualquer forma gastar o dinheiro em informática").

A liberdade das licenças de software é importante, mas não é um
detergente mágico e universal quanto à ética.