[ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org

Olá,

Qua, 2007-04-18 às 07:27 +0100, João Miguel Neves escreveu:
> OK, aqui vai o resumo da reunião com a MSFT (Miguel Caldas e Marcos
> Santos):
>
> Eles estão interessados em cooperar onde pudermos.

A minha sensação, já o tinha dito na altura e repito-o, é que eles estão
a tentar ter argumentos para dar uma imagem de legitimidade pelo facto
de estarem aliados a uma entidade de Software Livre.

Até aí tudo bem, mas o que acontece é que para isso valer a pena para a
entidade de Software Livre, as contribuições do lado da Microsoft devem
ter um peso equilibrado ao fortíssimo golpe de imagem que poderiam
transmitir.

E a minha sensação é que nada do que se propôs tem algum valor que
compense uma imagem de legitimidade que quase gratuitamente lhes
transmitiríamos, ora vejamos:

>  Sabemos que há muita
> coisa em que discordamos e em que simplesmente concordamos em discordar.
> As linhas de cooperação possíveis foram (tudo isto são sugestões a esta
> altura do campeonato):
>
>  * Criação de um site de receitas (cookbook) de tecnologias de
> integração/interoperabilidade (tipo pôr um desktop gnu/linux num
> ambiente windows ou um windows num ambiente kerberos). O tipo de coisas
> que, para nós, constariam de um guia de migração.

Existem imensas na net. Faria mais sentido coleccioná-las e traduzi-las.
A ajuda da MS aqui é virtualmente zero.

Já seria uma cooperação significativa se simplesmente cumprissem a
deliberação dos órgãos da UE que os mandaram publicar esta informação e
facilitaria a vida a toda a gente. Contudo fogem com "a proverbial parte
do corpo" à seringa.

>  * Filtro para o MS Office para importar e exportar OpenDocumentFormat.
> Possivelmente através de um trabalho final de curso.

Não é um trabalho de "final de curso" fazer ou arrancar uma coisa
destas. Aliás como seria evidente isto na prática apenas serve num
sentido (ODF -> MS Office) e foi comprovado com os factos dos restantes
projectos que surgiram.

Hoje em dia o pouco de (MS Office -> ODF) que pode ser feito está já de
vento em popa, logo nem sequer faz sentido falar mais disto.

>  * Criação de uma comunidade tecnológica (forum de discussão e anúncio
> de software).

? A Microsoft não está interessada em anunciar Software Livre mas sim os
seus, logo esta "comunidade" traria um impacto positivo negligenciável
para o Software Livre, mas notavelmente positivo em termos de imagem
para a MS.

>  * Divulgação tecnológica através de um evento (com outra entidade, tipo
> APDSI, como moderador).

Existe um provérbio a respeito deste tipo de debates, normalmente
termina em o outro lado reduz-te ao seu nível e bate-te por experiência.

> Outras coisas que poderiam ser interessantes, mas que não nos passou
> nada pela cabeça de como aproveitar:
>  * wix - projecto de um instalador para windows da microsoft disponível
> na sourceforge sob a CPL.
>  * A licença de software livre da microsoft (é uma das 3 do shared
> source).

*yawn*

> Sugestões/Ideias/Opiniões?

Lamento ser tão negativo a respeito disto, mas acho que qualquer
colaboração da nossa parte nestas direcções é desequilibradamente
positiva para a Microsoft, e negativa para nós.

Em suma, não vejo uma mostra de boa fé na proposta deles, e até a acho
perniciosa.

Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?