Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Quinta-Feira, 5 de Abril de 2007 - 14:53:22 WEST

On Apr 5, 2007, at 14:26 , Marcos Marado wrote:

> A Apple fez o que pode não para "dar coisas aos consumidores" mas
> sim para
> fazer dinheiro (obviamente).

Quase que concordo. Isto não é preto nem branco - nem é só a pensar
nos consumidores, nem é só a pensar no dinheiro. Eu acho que é 75%
para o lado dos consumidores, tu achas que é 75% para o lado do
dinheiro. Está resolvido o assunto.

> Se eles não tivessem feito esse acordo a música
> online haveria à mesma.

Das grandes labels? Onde é que as compras? Na microsoft, onde é ainda
mais restrictivo?

> Quanto ao "comprar CD's como no século passado", eu
> compro CD's e prefiro, mas nem é isso que está em causa: vale mais
> comprar um
> CD sem DRM e ripá-lo do que comprar as suas faixas com DRM no iTunes.

Absolutamente de acordo.

No entanto eu prefereria comprar as musicas com DRM no iTunes e
gravar o meu próprio cd, do que ir à loja comprar o CD sem DRM, visto
que é-me mais conveniente. É o que muito consumidor faz.
Pessoalmente, não o faço porque (quem diria) sou contra o DRM.

> Se por "banda comercial" aqui queres dizer "banda cuja editora é
> uma das das
> major labels", então não digo nada, a não ser "não compres". (IMHO)
> artistas
> que tenham contratos com essas editoras estão a ser cúmplices ao
> desprezo
> pelos consumidores, o que equivale a estarem a cagar para os seus
> fans. Um
> artista desses não merece que ouçam a sua música.

Completamente de acordo. Mas não vamos entrar por este assunto.