Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Quinta-Feira, 5 de Abril de 2007 - 12:17:50 WEST

On Apr 5, 2007, at 13:05 , Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> Acho que ele falou da primeira das "majors", porque outras já o
> fazem à
> algum tempo (como a "we are not evil" MagnaTune).

Agreed. Eu tambem tenho estado a falar apenas das majors.

> No início, meio e fim. A Apple é uma empresa de hardware e quer que as
> pessoas continuem a comprar iPods. Nada melhor que ter um monopólio de
> distribuição de música comercial legítima através da ITMS para
> criar um
> tie-in artificial aos seus devices.

Errado. O tie-in ao iPod não é atraves do iTS ou do DRM, é
exclusivamente da aplicação iTunes!.

Como já disse, musica DRM é uma infima parte da coleção musical dos
iPod owners. Qual é a razão para alguem comprar um iPod e comprar
musica na iTS, quando pode comprar um creative e comprar na Real ou
whatever? A musica é a mesma, o preço é o mesmo.

Mas, para carregares o iPod, tens de usar o iTunes. É este o lock-in
que a Apple tem para te agarrar ao iPod. iPod = simples, bonito.
iTunes = simples, bonito, eficaz. Exactamente o que a concorrencia
nunca conseguiu fazer - o hardware dos outros é feio e os menus são
confusos, e carregar musica via filesystem ou as apps existentes é
mais complicado (para a maioria das pessoas) que usar o iTunes para
sincronizar.

Portanto a unica queixa que podes ter em relação a lock-in é a
obrigação de usar o iTunes para carregar o iPod. Mas já há
applicações capazes de entender o format do filesystem do ipod e as
db's lá guardadas e capazes de carregar o ipod sem usar o itunes, se
assim o quiseres.

Mas, again, não tem ponta a ver com o DRM do iTS! É assim tão
complicado de perceber?