[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com

On Tuesday 03 April 2007 16:42, Bruno Rodrigues wrote:
> Sabes o que é um contracto?

Sei, é um acordo bi-lateral.

> Sabes de alguem que tenha feito um contracto com as
> labels que tenha conseguido musica sem DRM?

Sim: Yahoo! Music, Virgin, FNAC.

> E sabes que as labels só
> assinaram o contracto porque existem as clausulas que obrigam a
> distribuidora (Apple, MS, etc) a tentar proteger "as much as
> possible" a copia dos ficheiros, leia-se DRM, e que se o DRM for
> crackado, a distribuidora terá de pagar contrapartidas às labels.

Prova-o.

> Mais uma vez, se souberes ou conseguires acordar um contracto com as
> labels para vender musica sem DRM, diz-me como.

Parece-me que, por exemplo, o GrooveShark [1] consegue fazer isso.

> O que é que a Apple ou a MS beneficia com o DRM?

Vendor lock-in.

> É mais software para
> desenvolver e testar. É menos utilizadores "pleased". O que ganham?
> Lock-in? as vendas da iTS são uma infima parte da musica nos iPods.

O iTunes foi feito para vender iPod's, lembras-te?

> Porque a unica forma de conseguir um contracto com as labels todas
> foi forçar um contracto unico com toda a gente. Enquanto não
> conseguirem um segundo contracto unico com toda a gente, sem DRM, não
> faz sentido ter contractos diferentes.

Isso é mentira, e a prova é que o contrato da Apple com as major labels é
diferente do contrato que têm com as indies, logo desde o início da iTMS.

> Ter uma excepção com a EMI é
> muito mais poderoso, em termos politicos, para a morte do DRM do que
> uma excepção no contracto para as Indies.

Tudo pode ser pintado como preferires. Não te esqueças que as majors têm mais
lucro, mas as indies têm um maior catálogo.

> Alem disso, não percebo porque é que as Indies continuam a chorar.
> Lancem a musica como Podcast.

Desculpa?

[1] - http://mindboosternoori.blogspot.com/2007/04/grooveshark-alpha.html

--